Ele é conhecido e bastante usado, especialmente quando se trata de gripes e resfriados, faz parte de muitas receitas caseiras para esses tratamentos, mas, você sabe exatamente como o doce produto do trabalho das abelhas pode ser benéfico à nossa saúde?
O mel possui em sua composição, mais de 70 substâncias que são essenciais ao nosso organismo, tais como: água, sacarose, frutose, potássio, glicose (carboidratos), cobre, ferro, sódio, enxofre, fósforo, selênio, cloro, cálcio, zinco, magnésio, vitaminas do complexo B, vitaminas A, E, C e alguns tipos de aminoácidos (proteínas).
A inclusão do mel na dieta é uma inteligente decisão para que os benefícios desse poderoso alimento sejam usufruídos e sua saúde beneficiada amplamente, como por exemplo, ao se trocar o açúcar pelo mel, além de estar substituindo uma substância nociva à saúde, o mel ainda tem menos calorias e inúmeros nutrientes, em uma colher de chá de açúcar tem cerca de 40 calorias, já a mesma quantidade de mel, tem apenas 25 calorias. Como o mel é fonte de energia e possui esse poder adoçante duas vezes maior do que o açúcar, é ótima escolha para o café da manhã, sendo adicionado a sucos, frutas,etc.
Benefícios do mel
O mel é anti-inflamatório antibiótico natural e por isso, tem eficiência nos tratamentos de gripes, dores de garganta e doenças inflamatórias em geral, assim como seu poder antioxidante ajuda o corpo a se proteger de doenças, pois aumenta a imunidade. Ele ajuda a fortalecer o sistema nervoso e facilita a digestão, sendo um laxativo leve.
Também tem atuação na prevenção da anemia, combate insônia, reduz os níveis de colesterol ruim (LDL) e, assim, previne infartos e outras moléstias causadas pelas artérias e veias obstruídas. Por seu poder anti-inflamatório o mel ajuda a rápida cicatrização de feridas e também de queimaduras.
As vitaminas que fazem parte da sua composição, garantem uma pele bonita, macia e saudável, além de prevenir o envelhecimento precoce, devido à sua ação antioxidante. Além de ingerido, o mel costuma ser usado na cosmética em diversos produtos de beleza, como sabonetes, xampus, cremes e outros, e também em receitas naturais para diversos tratamentos de beleza.
Tipos de mel
Flor de eucalipto – é de cor mais escura e sabor mais forte, muito usado nos tratamentos de gripes, dores de garganta, sinusite, bronquite e tosses;
Flor de laranjeira – este é um dos preferidos para ser consumido puro, devido a seu sabor suave. Sua cor é clara e é perfumado, serve para tratar insônia, acalmar, prevenir cãibras e regular o intestino;
Flor do campo (Silvestre) – esse tem a cor e o sabor variados conforme as plantas usadas em sua produção. Serve para desintoxicar e soltar o intestino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário