segunda-feira, 3 de novembro de 2014

FRUTAS DESIDRATADAS

As frutas desidratadas ou frutas secas, como também são conhecidas, são utilizadas em diversas situações e épocas do ano. Na verdade, esses alimentos tão saborosos, são também muito ricos nutricionalmente. A grande diferença das frutas desidratadas, quando comparadas às frutas frescas é o fato destas passarem pelo processo para eliminar a água, ou seja, reduz a poder de hidratação, mas preservam-se as fibras, vitaminas e minerais.

É importante saber que existe diferença entre fruta desidratada (ou fruta seca) e fruta cristalizada, pois essa última tem adição de açúcar, diferente das desidratadas, que apenas concentram o açúcar da própria fruta, sendo mais saudáveis.
As frutas desidratadas são divididas em dois grupos: frutos secos oleaginosos e frutas secas. Os frutos secos oleaginosos são as sementes, como: amêndoas, castanha do Pará, macadâmia, nozes, etc. Já as frutas secas são: damasco, uva passa, banana, ameixa, figo, tâmaras entre outras.

Essas frutas podem ser adicionadas em preparações salgadas, como arroz a gregas ou em pratos doces, como sobremesas em geral e ainda excelentes para os lanches intermediários às refeições principais, inclusive associadas às oleaginosas. A vantagem delas é o fato de estarem prontas para consumo, sem necessidade de higienização, nem processamento (descascar, picar...), facilitando assim o consumo, no dia-a-dia.

A quantidade diária varia de pessoa para pessoa, mas por se tratar de um alimento natural e muito saudável, podem ser consumidos por crianças, adultos e idosos.

Para aquelas pessoas que tem por hábito consumir doce após as refeições, as frutas desidratadas são boas opções de sobremesa, facilitando a absorção de alguns minerais e a manutenção do peso saudável, evitando assim o consumo de açúcar em excesso.
A variedade delas é muito grande, procure a que satisfaça o seu paladar e confira os benefícios das frutas desidratadas, consumindo-as frequentemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário