Os legumes, frutas e verduras são alimentos naturalmente ricos em água e devem ser consumidos por todos. Segue alguns exemplos:
- Rabanete 95%
- Tomate 94%
- Nabo 94%
- Couve-flor 92%
- Melancia 92%
- Morango 90%
- Melão 90%
- Abacaxi 87%
- Maçã 86%
- Cenoura 86%
- Goiaba 86%
- Clara de ovo 75%
- Banana 74%
- Arroz integral cozido 70%
Os alimentos ricos em água e sais minerais também ajudam a repor os líquidos perdidos durante a prática de atividades físicas ou até mesmo nos dias mais quentes, mantendo o organismo hidratado, compensando as perdas de água através da pele, respiração e urina. Os sais minerais não são produzidos pelo organismo, necessitando portanto de ingestão na dose certa através dos alimentos. Os principais sais minerais do corpo são o sódio, magnésio, fósforo, cálcio, cloro, potássio, ferro e iodo. São bons exemplos de alimentos ricos em água e sais minerais:
- Água de coco: bastante rica em sais minerais e nutrientes, como o cálcio, magnésio e a vitamina C;
- Espinafre: possui 94% de água em sua composição, rica em sais minerais e em vitaminas, cálcio, potássio, vitamina A;
- Banana e frutas cítricas como laranja e tangerina;
- Feijão e ervilha;
- Espinafre;
- Peixes e frutos do mar.
Os alimentos ricos em água devem ser consumidos ao longo de todo o ano, especialmente no verão, quando o calor aumenta a transpiração, reduzindo a quantidade de água no organismo. Para evitar a desidratação nos dias mais quentes e secos, em condições de repouso, deve-se ingerir uma média de 2,5 litros de água por dia. O ideal é beber água antes de ter sede, pois este já pode ser um sinal de desidratação leve. Deve-se também incluir na dieta mais saladas cruas a base de alface, cenoura, rúcula, repolho, tomate e abobrinha, e frutas ricas em água, como por exemplo, melancia, melão, abacaxi e goiaba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário