quarta-feira, 31 de julho de 2013

Terapia das pedras quentes controla o estresse e a ansiedade

Feche os olhos e imagine um ambiente bem relaxante, uma música leve ao fundo, meia luz, uma maca bem grande, um óleo levemente aquecido sendo espalhado por todo seu corpo, um cheiro agradável no ar, enquanto a terapeuta massageia seu corpo com pedras aquecidas relaxando toda sua musculatura.

Essa é a famosa Terapia das Pedras Quentes, excelente massagem para ser realizada em dias mais frios. Essa massagem se baseia na troca de energia com as pedras semipreciosas, que são colocadas nos principais chackras e nas pedras vulcânicas, que são espalhadas ao longo da coluna, pés e mãos.

Algumas ficam paradas em determinados pontos, enquanto outras são as móveis, que servem para a massagem. Existe uma curiosidade grande em relação a essa terapia, tem como descobrir qual dos chackras que está em desequilíbrio para ser feita uma massagem específica naquele local para equilíbrio energético, corporal e emocional.

Só para esclarecimento, os chackras são círculos de energia espalhados pelo corpo, que ajudam no equilíbrio do corpo e da mente. Quando um deles está em desequilíbrio pode ocorrer diversos problemas, desde depressão, irritabilidade, dores em geral, estresse, insônia, cansaço físico e mental.

O objetivo da massagem é relaxar toda musculatura, desestressar e entrar em um estado chamado alpha, entre o dormindo e acordado.

É recomendado que logo após a massagem o cliente fique alguns instantes ainda deitado e se levante bem devagar, para que a mente volte em sua plenitude e passe o efeito sedativo da terapia.

Para estados de estresse, ansiedade e dores na coluna, são recomendadas três sessões no mínimo, mas vai depender da avaliação profissional.

Benefícios

- Controle do stress, ansiedade, irritabilidade e depressão;
- Alivio de dores em geral, principalmente ombros, lombar e ciático;
- Melhora na circulação sanguínea;
- Melhora de digestão e respiração;
- Diminui a retenção de líquidos;
- Melhora na mobilidade das articulações;
- Trata a insônia, levando o cliente a dormir melhor;
- Os clientes relatam ter mais energia e disposição depois de realizada a massagem;
- Liberação de emoções reprimidas;
- Sensação de alegria e bem estar.


AGENDE SEU HORÁRIO
FONE: 3209-7944











Tipos de Pele

Existe basicamente 5 tipos de pele, são elas: pele normal, pele seca, pele oleosa, pele mista, e pele sensível, e cada uma delas apresenta características próprias e necessita de cuidados diários específicos. Veja aqui quais são:

Pele Normal

  • Características da pele normal: textura suave, firme ao tato, com poros pequenos, e sem imperfeições. É tipica dos bebês.
  • Cuidados diários para pele normal: Usar de sabonetes neutros e cremes hidratantes para peles normais, sem óleo.

Pele Seca

  • Características da pele seca: pele baça com tendência a desenvolver pequenas rugas e descamação. Pele que apresenta sensação de "repuxamento" após lavagem com sabonete ou com água muito quente. (Imagem 1)
  • Cuidados diários para pele seca: Usar produtos livres de álcool, emolientes com textura leve e suave para o rosto, e já para o corpo pode-se adicionar um pouco de óleo de macadâmia, amêndoas ou de semente de uva ao creme hidratante, para um melhor efeito do mesmo.

Pele Oleosa

  • Características da pele oleosa: pele brilhosa devido ao excesso de sebo (ou gordura) produzido. Normalmente, apresenta poros grandes e tendência a cravos e espinhas. Indivíduos com pele oleosa tendem a ter cabelos também oleosos. (Imagem 2)
  • Cuidados diários para pele oleosa:  Usar loções de limpeza com detergentes neutros à base de hamamélis, calêndula, hortelã, cânfora e mentol, por exemplo, especialmente na forma de loção ou gel.

Pele Mista

  • Característica da pele mista: apresenta alguma oleosidade na zona T do rosto (testa, nariz e queixo), e a pele das outras áreas pode ser normal ou seca. 
  • Cuidados diários para pele mista: Usar loções de limpeza, tônico adstringente na zona T e hidratantes de textura suave para o rosto. Dentre os princípios ativos pode-se conter ácidos que vão ajudar a controlar a oleosidade da pele.

Pele sensível

  • Característica da pele sensível: fica irritada e avermelhada facilmente. É normal haver coceira, manchas, ardor e uma maior tendência para descamar. Apresenta textura fina, delicada e bastante sensível ao uso de cosméticos.
  • Cuidados diários para pele sensível: Usar sabonete hidratante e todos os produtos cosméticos devem ser específicos para pele sensível. (Imagem 3)
Seja qual for o seu tipo de pele, é recomendado o uso de bons produtos cosméticos, tanto para lavar, tonificar, hidratar, quanto para proteger do sol. Utilizar várias marcas diferentes não é recomendado, pois pode comprometer os resultados e, por isso, o melhor é eleger uma marca de cosmético, e depois comprar todos os produtos da mesma linha.

5 cuidados para ter uma pele jovem e bonita

1º Proteja da luz solar

Use filtro solar sempre que sair de casa e não apenas quando vai à praia. A ação dos raios ultravioleta provoca profundas modificações cutâneas que custam caro à juventude da pele.

2 º Mantenha a pele limpa

Utilize emulsões cremosas, leites de limpeza ou sabonetes líquidos. As peles secas não devem ser limpas com sabonete. Para as peles oleosas, o melhor é usar soluções de limpeza não oleosas. Sem resíduos, a pele respirará melhor. O limite máximo para limpeza é de três vezes ao dia.

3º Hidrate sempre a pele

Uma pele hidratada mantêm uma camada natural de proteção. Mesmo as peles oleosas precisam ser hidratadas, pois também perdem água, sendo os melhores hidratantes os não oleosos. Para as peles sensíveis, evite produtos com álcool.

4º Cuide bem do intestino

Adote uma dieta pobre em gorduras e rica em fibras e alimentos naturais. Isso evita prisão-de-ventre e outros problemas que podem afetar o intestino e, consequentemente, a pele. Inclua também lactobacilos na alimentação diária, pois eles beneficiam a flora intestinal.

5º Esfoliarpara acelerar a renovação celular

Este processo ajuda na retirada da sujeira e das células mortas da pele, além de estimular a produção de colágeno e melhorar a circulação local, reduzindo as manchas da pele. Os esfoliantes devem ser usados uma vez por semana.


terça-feira, 30 de julho de 2013

Como eliminar rugas

Para eliminar as rugas, uma dica importante é hidratar a pele. Mulheres que têm a pele devidamente hidratadas possuem 30% de rugas a menos, que mulheres com a pele seca.
O hábito de passar um creme hidratante no rosto deve começar cedo. Bebês recém nascidas já podem receber uma fina camada de creme hidratante no rosto, para proteger a pele. E isto deve virar um hábito, que deve ser seguido diariamente, por toda a vida.
Basta passar um bom creme hidratante, indicado para o seu tipo de pele e usá-lo todos os dias. Assim, a pele fica bem hidratada e tem menos chances das rugas aparecerem.
Contudo, com o passar do tempo, a pele vai ficando mais seca e com menos poder de sustentação. É aí que as rugas aparecem, e para exterminá-las pode ser preciso mais que um hidratante comum.
Ir numa farmácia de manipulação pode ser uma ótima forma de conseguir um produto de qualidade, feito especialmente para as suas necessidades, e gastar menos dinheiro. Os produtos cosméticos das farmácias de manipulação são em média 60% mais baratos, que os cremes mais conhecidos do mercado e são igualmente bons.
Existem diversas fórmulas que podem ser feita nestas farmácias, que não necessitam da receita do dermatologista. Basta ir numa delas, e se informar no balcão.







segunda-feira, 29 de julho de 2013

Hoje completamos 6 meses de atividades e gostaria primeiramente de agradecer a Deus, a minha família e a todas clientes e amigas que tornaram esse sonho possível.....A você Bira Oliver, Eric Oliver, Ney Machado, Juliana Machado, Marina Filgueiras, Maria Salete FloeterBárbara SaviatoGiórgia Locatelli Brandt, Adriana Caira, Juliana Worner LeiteMaria FernandaMaria Fernanda DamianiPatricia OliveiraClaudia Cristina Nadal, Tânia Bueno, Mayara FilgueirasThaís Ventura, Milena Pereira, Milene Cunha, Cristiane Brum Nunes, Helen Wunder, Marisa Laranjeira, Marisa Gallo, Mariance Cerratini, Ana Barbara, Cris Beckerc, Marcia Bordin Andrade, Martha Wallauer, Carin Machado, Renata Usuy, Lorena Nolasco, Fátima Soares, Cecy Luiza, Renata Reinaldo, Grace Martins, Maria de Lurdes, Maria Eduarda Barcelos, Athene Wilkes Tamisier, Solange Gavasso, Marcia Reus, Carla Cunha DeMarco Vaneska Melchior, Juliana Melilo, Chirley Rosa, Mara Martins, Ka Dambroz, Ruth Godoy, Katherine Moreno, Luana Feliciano, Geisa Mariana Saturnino, Joyce Stolz da Silveira, Tatiana Bornschein, Aparecida Ferreira Mussi, Rosana Ventura, Cleide Palma Domingues, Fermando Lopes Oliveira, Seu Mario, Juliana Caon, Bibiana Alves, Cyntia Silva, Luiza Faria, Elise Sommer, Haidecir Holstein, Alika Holstein, Patrícia Figueiredo, Heloisa, Mariana, Marina Odete Rosa Rodrigues, Fernando Pereira, Luciane Linhares, Daniela Cardoso.
Enfim a todos que direta ou indiretamente participam deste sonho e que acreditaram um muito obrigada do fundo do meu coração!


Beijos, Estela Maris de Oliveira

Massagem

AGENDE SEU HORÁRIO
FONE: 3209-7944



Frutas que emagrecem

A melhor forma de conseguir emagrecer é investir em uma dieta pobre em calorias e rica em frutas que emagrecem, tais como morango, banana, pera e melancia.Confira uma lista com várias frutas capazes de ajudar a emagrecer mais rápido:
Morango: O morango ajuda a emagrecer pois contém calorias negativas, isto é, o corpo gasta mais calorias na sua digestão do que as que a fruta possui. Além disso, é rica em ferro e em vitamina C, sendo um bom anti-inflamatório natural. 100 g possui apenas 45 calorias.
Banana: Rica em triptofano, tira o desejo de comer doces, sacia a fome e cada uma contém entre 87 e 120 calorias, dependendo do tipo e do tamanho. A banana, quando consumida antes de malhar, diminui ainda o risco de cãibras, por ser rica em potássio. Ela também é ótima para o café da manhã, pois diminui a fome ao longo do dia. A banana assada no forno ou no micro-ondas com alguns cravos da índia constitui uma ótima sobremesa. 
Pera: A pera ajuda a emagrecer porque é rica em fibras, que ajudam a melhorar o trânsito intestinal e tirar a fome. Ela ainda ajuda a regular os níveis de colesterol no sangue. Uma pera grande tem, em média, 85 calorias. Peras assadas com canela também são uma ótima sobremesa que, além de deliciosa, ajuda a emagrecer.
Melancia: Contém calorias negativas e é diurética, auxiliando no combate ao inchaço. Também ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue. Ela abaixa a pressão e é considerada um alimento afrodisíaco. 100 g de melancia contém apenas 24 calorias.
Kiwi: Dentre os benefícios do Kiwi, estão o combate à prisão de ventre e a capacidade de saciar o apetite. Rico em vitamina C, é diurético e 100 gramas possui apenas 46 calorias.
Maçã: A maçã ajuda a emagrecer pois é rica em antioxidantes, regula os níveis de colesterol e de triglicerídeos e ajuda na digestão. Uma maçã grande possui, em média, 81 calorias. A maçã assada com canela ou cravo da índia contém poucas calorias, é deliciosa e é uma sobremesa muito nutritiva.
Mamão: Diurético e rico em fibras, facilita a eliminação das fezes e combate a barriga inchada. O mamão é bom para ajudar no controle da diabetes e aliviar os sintomas da gastrite. 100 g contém, em média, 85 calorias. Uma fatia de mamão picado com 1 potinho de iogurte natural é uma ótima opção para o lanche da manhã.
Limão: É diurético, rico em vitamina C e um potente antioxidante, que elimina as toxinas e deixa a pele mais viçosa. 1 limão possui, em média, 22 calorias. Tomar uma xícara de chá da casca de limão diariamente é uma ótima forma de consumir o limão sem açúcar e aproveitar todos os seus benefícios.
Abacaxi: O abacaxi ajuda a emagrecer pois é rico em água e em vitamina C. O abacaxi combate a retenção de líquidos e deixa a cintura mais fina. Quem não gosta do sabor ácido do abacaxi pode experimentar o abacaxi assado no forno com canela em pau.
Recomenda-se comer 1 porção de frutas à cada refeição, totalizando 5 ou 6 frutas por dia. Preferencialmente, deve-se ingerir de 2 a 3 frutas diferentes por dia, seguir uma dieta hipocalórica e associar a prática regular de exercícios físicos à rotina, para conseguir emagrecer mais rápido.




sexta-feira, 26 de julho de 2013

10 perguntas respondidas sobre proteção solar

Os dermatologistas não cansam de falar: protetor solar é item de uso obrigatório, para todas as pessoas, durante todo o ano. Mas é quando chega o calor, os feriados do fim do ano e as férias escolares que todo mundo se lembra de se proteger: 80% das vendas de protetor solar acontecem no verão. Mas não adianta nada comprar o protetor solar e não usar da maneira correta. Por isso preparamos um guia para tirar todas as dúvidas sobre proteção solar e aproveitar o sol e o calor da maneira mais saudável possível.

1 – Tomar sol faz mal à saúde? 
Se a exposição ao sol ocorrer em horários adequados e com proteção, traz sim benefícios à saúde: é responsável pela síntese de vitamina D, regulação do ritmo biológico e proporciona bem-estar. Mas sem proteção e cuidado, o sol pode causar queimaduras doloridas, fotoenvelhecimento e até câncer de pele.
2 – O que significam as siglas UVA e UVB que aparecem no protetor solar? 
Estas duas siglas dizem respeito às radiações emitidas pelo sol. A UVA é a radiação que causa manchas, envelhecimento e câncer de pele. A UVB é responsável pelos efeitos mais imediatos do sol sobre a pele: queimaduras, inflamações e vermelhidão. O protetor solar deve ter fator de proteção contra estas duas radiações, pois ambas são prejudiciais à saúde.
3 – O que quer dizer o número do protetor? Faz diferença usar um protetor 30 ou 50? 
O número é o fator de proteção solar daquele produto, e só diz respeito à proteção referente à radiação UVB. O número indica quantas vezes mais você pode tomar sol sem se queimar, se comparado com a pele sem proteção. Então se a pele leva 5 minutos para se queimar quando desprotegida, com um FPS 10 ela levaria 50 minutos. Com o FPS 30, levaria 150 minutos.
Os novos protetores solares incluem em suas embalagens também o fator de proteção solar para a radiação UVA, então você pode encontrar embalagens que indicam FPS 30/FPUVA 10, por exemplo. A lógica para calcular durante quanto tempo a pele está protegida é a mesma, mas em vez de considerar o tempo que a pele leva para queimar, considera-se o tempo que a pele leva para pigmentar - o que é um processo de proteção da pele contra o envelhecimento.
O tempo que a pele leva para queimar ou pigmentar varia de pessoa para pessoa, de acordo com a cor da pele e a sensibilidade ao sol.
4 -Como descobrir qual é o protetor solar ideal para mim? O melhor jeito de descobrir o fator de proteção ideal para você é pensar em sua relação com o sol e na cor de sua pele. Se você não se bronzeia, e fica vermelho mesmo com pouca exposição ao sol, precisa usar um fator de proteção alto, de 50 ou 60; Se você costuma se bronzear, mas de vez em quando ganha queimaduras, pense em um protetor com fator de proteção médio, como o 30. Se você quase nunca fica vermelho, pode usar o fator de proteção 15.
5 - Meus filhos podem usar o mesmo protetor solar que eu? 
Crianças de até seis meses de idade não podem usar protetores solares, pois são muito sensíveis aos componentes químicos do produto. O ideal é que elas se protejam do sol com roupa e chapéu, e jamais sejam expostas ao sol forte do horário entre 10h e 17h, no verão. Depois dos seis meses o ideal é usar protetores solares especialmente formulados para a pele das crianças, com menos produtos químicos e mais filtros físicos.
6 - Posso usar o mesmo protetor solar no corpo e no rosto? 
Alguns protetores solares desenvolvidos para o corpo são mais densos e oleosos que os protetores feitos especialmente para o rosto. Se você tem pele oleosa e predisposição para ter espinhas, o protetor do corpo pode piorar a situação. Prefira protetores solares desenvolvidos para a pele do rosto, que é mais delicada.
7 - Quando devo passar o protetor solar? 
É importante passar o protetor solar antes de sair de casa e se expor ao sol. Deixar para passar na praia faz com que você tome sol sem proteção por algum tempo. Passe cerca de meia hora antes de sair de casa, para que o produto seja absorvido e faça efeito.
Além disso, para garantir a eficácia do produto, reaplique a cada duas horas, ou antes caso você transpire muito ou entre na água do mar ou da piscina. Mesmo se o produto for resistente à água, é necessária a reaplicação.
A menos que o protetor solar seja específico para aplicação na pele molhada, você deve se secar antes de reaplicar o produto.
8 - Quanto protetor solar devo passar para garantir a proteção? 
Não dá para economizar para o tubo de protetor durar mais tempo: o produto deve ser espalhado com generosidade. As medidas aproximadas para proteger todo o corpo são: meia colher de chá de protetor no rosto; meia colher de chá para cada braço; uma colher de chá para cada perna, uma colher de chá para o tronco e outra para as costas.
9 - Eu uso maquiagem, em que momento devo passar o protetor solar? 
O protetor solar deve ser a última coisa que você passa no rosto antes da maquiagem. Para reforçar, use base, corretivo, pó e batom que também tenham FPS, e não esqueça que é preciso reaplicar. Na praia é fundamental reaplicar de duas em duas horas. Na cidade, se você trabalha em um lugar fechado, pode aplicar de manhã e reaplicar apenas antes do almoço.
10 - Se eu ficar só na sombra do guarda-sol ou no quiosque da praia, preciso usar protetor solar? 
Precisa sim, não descuide! A areia e a água do mar refletem a radiação solar, e mesmo na sombra você pode se queimar. Se proteja para garantir um verão sem bolhas, queimaduras e danos que podem ser irreversíveis.







quinta-feira, 25 de julho de 2013

Sanduíche natural - nem tudo o que parece é

O Sanduíche Natural virou figurinha carimbada para quem está de olho nos quilinhos a mais que aparecem na balança. Em cantinas, lojas de conveniência, áreas de alimentação ou até mesmo feito em casa os sanduíches naturais são a válvula de escape para uma refeição saudável e prática.
A intenção de uma pessoa quando escolhe um sanduíche natural é comer menos calorias em relação a uma refeição normal, porém nem sempre esse desejo é alcançado. Tem muitos sanduíches por aí tirando onda de “naturais” e na verdade são pura enganação.     

 Aqui vão algumas dicas para prestar atenção na hora de escolher ou preparar o seu sanduíche:

 Prefira os pães integrais ao invés de pão branco. Apesar de terem quantidades calóricas muito semelhantes, o pão integral oferece boas doses de fibras ao organismo, deixa a sensação de saciedade durar mais tempo, diminui a absorção de gorduras e favorece um bom funcionamento do intestino. 

 Para quem não consegue comer um sanduíche sem aquela textura de cremosidade, vale a pena introduzir iogurte natural desnatado no lugar de requeijão, cream-cheese ou maionese. Eles se diferenciam pelo teor calórico e de gordura.

 Exagere nas verduras e frutas! Isso sim vai garantir que o seu sanduíche fique natural, como: brócolis e salsão picadinho; cenoura e beterraba raladas; rúcula, alface e agrião rasgados; tomate, pepino e abacaxi em rodelas. Use a criatividade! Quanto mais colorido, mais vitaminas seu sanduíche terá!

 Escolha apenas uma fonte protéica (e magra!): peito de frango, atum fresco ou  conservado em água, salmão, queijo branco (ricota, cottage, minas light ou tofu), peito de peru light.

 Atenção aos incrementos: molhos em geral, presunto, salame, queijos gordos, azeitona, batata-palha, tomate seco... Tudo isso contêm muita gordura e sódio, então é melhor deixá-los fora dessa.

 Acerte nos temperos! Manjericão, cebola, salsinha, cebolinha, orégano, pimenta calabresa, hortelã, ervas desidratadas... Dão um gostinho especial, são diuréticos, contêm antioxidantes e não acrescentam calorias ao seu sanduba.



quarta-feira, 24 de julho de 2013

Vitaminas da Beleza

Se você sofre com unhas quebradiças, pele sem viço ou cabelos fracos, a culpa pode estar no seu prato e no que você come (ou deixa de comer!). Afinal, o nosso corpo reflete por fora o que está acontecendo por dentro. Uma dieta que inclua todos os grupos alimentares garante nutrientes para o nosso organismo funcionar sempre bem. Em matéria de beleza as vitaminas, em especial, são importantíssimas, pois do equilíbrio delas dependem o crescimento, a força e a renovação da pele, das unhas e do cabelo.

Ter uma boa alimentação, além de hábitos de vida saudáveis, com certeza pode fazer muito mais pelo seu corpo do que qualquer cosmético, cápsula ou pílula vendida por aí. Fazer uso destes produtos, buscando uma aparência legal, muitas vezes faz seu dindim ir por água abaixo e não oferece os resultados que tanto espera. Por isso, entram em ação as vitaminas da beleza que, advindas da alimentação, deixarão você bem cuidada em qualquer época do ano, esbanjando saúde, vitalidade e beleza.

 Vitamina A

Vinda do betacaroteno ou pró-vitamina A e encontrada nos alimentos, esta vitamina é uma forte aliada da boa saúde da pele e mucosas, por estimular a reprodução e renovação de células da pele (evitando aquelas ruguinhas indesejadas!), e responsável pela formação de cabelos e unhas. Além disso, tem destaque principal no verão porque age ativamente na recuperação da pele após os banhos de sol e auxilia na formação de melanina, pigmento presente na pele e responsável por protegê-la dos raios solares e conferir o bronzeamento. Com uma alimentação rica em vitamina A, seu bronze e a pele viçosa estarão garantidos. Mas não vá esquecer do filtro solar, hein?

Onde encontrar? Frutas e legumes amarelo-alaranjados: abóbora, cenoura, mamão, damasco, melão, pêssego, batata-doce e em folhas como couve, espinafre e acelga.

Vitamina E

Atua como um super-antioxidante protegendo as células dos danos e das agressões dos radicais livres, retardando o processo de envelhecimento da pele. A vitamina desempenha tão bem esta função que acaba agindo também na melhora da circulação sanguínea. Por isso, varizes e vasinhos passam bem longe das suas pernas quando se tem uma dieta variada em alimentos fonte de vitamina E.

Onde encontrar? Abacate, amêndoas, avelã, azeite de oliva, castanha-do-Brasil, cereais integrais, gérmen de trigo, pães integrais e repolho.

 Vitamina C

A vitamina antienvelhecimento! Atua na síntese de colágeno, que preserva a estrutura dos fibroblastos (células responsáveis pela produção de colágeno e elastina), vital para a beleza e tonicidade da pele. Ela neutraliza a ação dos radicais livres combatendo a flacidez, suavizando rugas e melhorando a elasticidade da pele, além de ajudar na cicatrização. E tem mais: protege da ação dos raios ultravioleta, os grandes vilões do verão. Não satisfeita, esta potente vitamina ainda tem poder de fortalecer o nosso sistema imunológico, nos protegendo de eventuais resfriados e outras enfermidades.

Onde encontrar? Todas as frutas cítricas: abacaxi, acerola, carambola, kiwi, caju, goiaba, laranja, limão, morango, tangerina, tomate e verduras como agrião, pimentão e brócolis.
 

Vitamina B1 (biotina) 

A carência desta vitamina está ligada à furunculose, seborreia, eczema e aumento dos fungos no corpo, situação que abre a porta para o surgimento de micoses. É importante para recuperar os músculos da fadiga que, produzida pelo excesso de atividade física ou pelo estresse, acelera o envelhecimento e reduz o viço da pele.

Onde encontrar? Cereais integrais, soja, castanhas, soja (grão, tofu, missô ou proteína texturizada), gema de ovo e sementes como as de girassol e abóbora.

 Vitamina B2 (riboflavina)
Sabe aquelas fissuras ao redor dos lábios ou no canto da boca? São consequência da falta de vitamina B2. Esta vitamina atua diretamente na saúde dos olhos, pele, boca e cabelos e a deficiência provoca pele seca, além de coceira e ardor nos olhos. Esses sintomas, somados com o tempo seco e a exposição ao cloro, sal e sol, podem piorar ainda mais. Além do mais, esta vitamina age controlando a tireoide e o metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas, o que indica que: alimentação rica em B2 = melhor controle do peso.

Onde encontrar? Leite e derivados, carnes magras, ovos, cereais, vegetais de folhas verde-escuras (rúcula, almeirão, couve, escarola), amêndoa crua e gérmen de trigo.

Vitamina B5 (ácido pantotênico) 

Vitamina essencial na síntese da coenzima-A, participante dos processos de metabolismo de nutrientes (carboidratos, lipídeos e proteína). Deficiência no metabolismo de lipídeos, por exemplo, ocasiona depósito de óleo nas glândulas sebáceas e nos ductos dos folículos capilares. O resultado? Acne + seborreia. Corrige a saúde das unhas, previne a queda de cabelo e combate o estresse físico e mental, que não ajudam em nada quando o assunto é ficar linda.

Onde encontrar? Leite e derivados, cereais, carnes, farinha de soja, vegetais verde-escuros e cogumelos.










terça-feira, 23 de julho de 2013

O poder emagrecedor dos alimentos termogênicos

Para quem sempre buscou alimentos que atuassem de forma natural e saudável no emagrecimento, eis aqui uma opção peculiar, que, se for adicionada adequadamente à dieta, pode trazer benefícios singulares ao organismo: os alimentos termogênicos.

O que são alimentos termogênicos?

Alimento termogênico é aquele que possui um nível maior de dificuldade para ser digerido pelo organismo, induzindo o metabolismo a trabalhar com um ritmo mais acelerado, aumentando de forma considerável a temperatura corporal no momento da digestão. Dessa forma, o corpo gasta mais energia e intensifica a queima de gorduras.

A variedade dos alimentos apontados como termogênicos é imensa: algas, água gelada, pimenta-vermelha, gengibre, chá verde, soja, vinagre de maçã, curry, mostarda, canela, acelga, brócolis, laranja, kiwi, linhaça, gorduras vegetais, gorduras de coco, dentre outros.
Como cada alimento pode auxiliar na redução de calorias?

Para que os alimentos termogênicos ajudem mesmo a emagrecer, é preciso que eles sejam consumidos sempre, pelo menos duas vezes por dia. É importante que haja criatividade na hora de escolher quais deles você irá consumir, para que sua alimentação não fique monótona.

A quantidade a ser ingerida por dia para que se obtenha o efeito desejado, depende de cada alimento. Por exemplo, o vinagre de maçã é aconselhável ingerir uma colher e meia de chá duas vezes ao dia, como tempero de saladas. No caso do gengibre, um pedaço de 2cm (cru, refogado ou em forma de chá) três vezes ao dia.

Quais cuidados devem ser tomados?

O consumo desses alimentos não deve ser feito no período noturno para não prejudicar o sono.   

O exagero no consumo desses alimentos pode levar ao surgimento de sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais.

Não recomendado para quem tem hipertensão ou problemas cardíacos, pois alguns desses alimentos fazem o coração trabalhar mais rápido.

Por causa da influência sobre o metabolismo, os termogênicos não devem ser ingeridos por quem sofre de problemas na tireoide.
 
Tendo em vista todos estes problemas, é importante lembrar que a orientação de um profissional para estabelecer a quantidade correta para cada indivíduo é indispensável.

Alguns alimentos e suas quantidades indicadas
  • Algas:
 Algumas algas, como a Chlorella, são potentes “ queimadores de gordura”, além de serem ricas em vitaminas e minerais. 
Quantidade: 2 colheres de sopa em dias alternados.
  • Água gelada:
Ao consumir água  gelada, o organismo necessita de mais energia para elevar a temperatura para 37ºC, e com isso gasta mais calorias.
Quantidade: 8 copos por dia de água em temperatura inferior a 16ºC.
  •   Chá verde:

Reduz a absorção do açúcar no sangue,  inibindo a ação da amilase, além de favorecer o trânsito intestinal e acelerar o funcionamento do metabolismo. 
Quantidade: 1 xícara de chá de 5 a 10 minutos antes das refeições, diariamente.
  • Vinagre de maçã:
Ajuda a diminuir a circunferência abdominal.
Quantidade: 1 ½ colher de chá num copo de água morna  2 vezes ao dia, uma de manhã e durante uma das refeições. 
Atenção: o vinagre não pode ser refinado.

Lembre-se: Os alimentos termogênicos contribuem com o processo de emagrecimento, mas é importante verificar que eles compõem apenas uma pequena parte da necessidade energética de cada indivíduo. Eles apenas potencializam os efeitos de uma dieta saudável e equilibrada. Então não faça uma dieta baseada em algas e água gelada: é necessário ter uma alimentação saudável e manter sempre a prática de atividades físicas!







Inhame: ótimo aliado na guerra contra a celulite!

A celulite atinge 95% das mulheres, tornando-se assim um dos seus maiores vilões. O aspecto “casca de laranja”, marca o corpo feminino causando insatisfação e, as regiões mais atingidas são os quadris, bumbum, abdômen, coxas e pernas.

Devido às diversas modificações que a gravidez causa no corpo, ela pode ser um agravante para o surgimento da celulite. As demais causas não são totalmente conhecidas, mas o “efeito sanfona”, predisposição hereditária, alterações hormonais e o uso de pílulas anticoncepcionais podem estar envolvidas no aparecimento dos indesejáveis furinhos.

No organismo, as células têm função de acumular energia sob forma de gordura – os adipócitos - para ser usado sempre que necessário. As células são armazenadas na hipoderme.Nas mulheres esta camada apresenta fibras que ligam a superfície ao tecido mais profundo e repuxam a pele para baixo, o que caracteriza a celulite.

Quando há obesidade, a celulite pode estar ou não associada. Com o acúmulo de gordura excessiva, há compressão dos vasos sanguíneos e linfáticos, ocasionando inchaço e fibrose. Nesta forma, a celulite se torna mais grave, formando nódulos e áreas endurecidas. Pode haver então inflamação e dores localizadas.

Fatores agravantes para a celulite 

Segue então uma dica para quem está sem dinheiro para pagar os inúmeros tratamentos caros ao combate à celulite: O INHAME.

Este tubérculo é rico em carboidrato, vitamina C, B1 e traz vários benefícios, como melhora dos sintomas da TPM e das cólicas menstruais.

Ele ainda reforça as defesas do organismo e estimula a libido. O inhame possui ação anti-inflamatória e, o melhor de tudo: ameniza a celulite e as gordurinhas extras. Isto acontece porque ele diminui o acúmulo de líquido e toxinas do organismo.

Por isso, para mandar a celulite embora "desse corpo que ela não pertence" aposte no inhame como um bom aliado.


Como o inhame pode ser consumido

  • Sopas
  • Purês
  • Refogado
  • Saladas
  • Pães
  • Bolos
  • Sobremesas
  • Industrializado, na forma de farinha





sexta-feira, 19 de julho de 2013

Os benefícios do colágeno para o organismo

Manter uma pele saudável não é fácil! São muitas as tentativas por uma pele bonita, com aspecto de saúde. Constantemente as pessoas recorrem a todos os métodos disponíveis para aliviar as agressões do dia a dia. Alimentação equilibrada, juntamente com hábitos de vida saudáveis, são dicas de sucesso para quem quer manter a saúde e a vitalidade da pele. Porém, muitos preferem optar por cirurgias, remédios e até métodos caseiros.

Uma pele flácida é um indicativo de que há falta de colágeno no organismo. Uma das opções mais buscadas ultimamente são os produtos ricos em colágeno, que é uma proteína abundante no organismo animal, representando cerca de 25% de toda proteína corporal. É de grande importância o consumo frequente de colágeno e de seus derivados na manutenção e reconstituição da pele, dos ossos e dos tecidos cartilaginosos. Este colágeno é extraído do osso e da cartilagem do boi, passando por um processo de quebra de moléculas de proteína para ser absorvido facilmente pelo organismo. Para ter uma pele mais firme, é necessária uma reposição de colágeno de 1g por Kg de peso corporal.

O colágeno é naturalmente produzido pelo nosso organismo, porém, a partir dos 30 anos o corpo sofre uma perda anual dessa proteína em torno de 1%. Dos 50 anos em diante, a queda aumenta drasticamente e sua produção passa a ser de apenas 35%, em média. Sendo assim, seu consumo é importante a partir dos 30 anos e torna-se essencial depois dos 50. Com a diminuição do colágeno no organismo, ao longo do tempo os músculos ficam flácidos, a densidade dos ossos fica reduzida, as articulações e ligamentos perdem a elasticidade e a força, e a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa, com aspecto de flacidez. Entre as mulheres, há uma redução do hormônio estrogênio após a menopausa, que faz com que a diminuição do colágeno seja ainda maior.

Podemos repor a perda do colágeno em nosso organismo por meio de uma alimentação equilibrada. Alguns alimentos estimulam a produção do colágeno, principalmente os alimentos de origem animal, como: frango, peixe e as carnes vermelhas. No Brasil, o pé de frango é uma preparação comumente consumida e rica em colágeno. No entanto, juntamente com este colágeno se encontra a gordura. Outros produtos bastante conhecidos e ricos em colágenos são a gelatina e a geleia de mocotó.

A gelatina em pó pode ser encontrada na versão convencional e diet. Pode ajudar na reconstituição e regeneração das articulações, além de auxiliar no retardo do envelhecimento natural da pele. Contudo, é válido lembrar que a biodisponibilidade do colágeno na gelatina é pouca, se comparada à quantidade necessária para se obter um bom resultado estético. Por esse motivo, a gelatina não faz milagres!

O colágeno também pode ser encontrado como suplemento, em cápsulas e hidrolisado. Sua versão em pó é difundida como eficiente contra processos de flacidez tecidual e, junto à atividade física, pode ser uma boa fonte proteica, capaz de sintetizar massa magra. Já o colágeno hidrolisado, quando tomado como suplemento, ajuda a ativar a síntese do colágeno na cartilagem. Seu consumo diário ajuda a fortalecer as unhas e cabelos, ajudando no crescimento, restauração e brilho.

Para uma melhor sintetização do colágeno é recomendada a ingestão de alimentos fontes de vitamina C, pois ela tem o poder de aumentar a capacidade de cicatrização da pele e atua na produção de colágeno. Pode ser encontrada em frutas cítricas, como o limão, laranja, acerola, kiwi e tangerina, e em tomates, brócolis, pimentões, pepino e cenoura. Também é importante o consumo de vitamina E e minerais, como o selênio (encontrado em carnes, frango, arroz preto, salmão e nozes), zinco(presente nos frutos do mar, ovos, castanha do Pará, amêndoa e avelã), o silício e o cobre, encontrado em grão-de-bico, nozes, lentilha e fígado. O cobre promove a maturação de colágeno e atua na síntese de elastina, responsável pela resistência e elasticidade da pele.

Algumas frutas possuem propriedades particulares que são de grande valia quando se trata de colágeno: 
  • O abacaxi possui bromelina, uma substância anti-inflamatória que atua diretamente na pele, combatendo acne e alergias. É rico em manganês, além de conter enzimas que fortalecem a absorção do colágeno e as fibras de elastina dos tecidos, ajudando na firmeza da pele;
  • Frutas vermelhas (morango, amora e framboesa): são ricas em cianidina e vitamina C, antioxidantes que combatem os radicais livres. Seu consumo favorece as paredes dos vasos sanguíneos da pele, tornando-a mais irrigada e oxigenada. Além disso, as frutas vermelhas previnem o envelhecimento precoce das células, o excesso de oleosidade e a acne.
Para manter uma pele saudável são necessários diversos fatores durante toda a vida. O colágeno contribui em partes, mas somente uma alimentação balanceada, a prática da atividade física, juntamente com a ingestão hídrica e cuidados externos podem resultar em uma pele limpa e saudável. É valido lembrar que é indispensável o acompanhamento de um profissional nutricional para as devidas orientações e suplementações, se necessárias.













quinta-feira, 18 de julho de 2013

Alimente sua pele com saúde

A busca pela beleza é constantemente presente na vida das pessoas, muitas delas fazem verdadeiras loucuras para adquirir um corpo perfeito. Mas não basta apenas um corpo bonito, têm 
que ter saúde também. Para isso é preciso ter uma alimentação balanceada aliada com atividade física. Com o passar dos anos, a aparência refletida no espelho já não é a mesma, todos querem esconder as rugas que insistem em ficarem nítidas. Uma boa alimentação pode ser o segredo para manter uma pele mais saudável e com boa aparência. É preciso saber escolher o que comer!
 
Alguns alimentos são verdadeiros aliados da saúde e essenciais para refletir uma pele com aspecto de saúde, são alimentos com poder de retardar o envelhecimento. Por isso,seguem aqui algumas dicas de alimentos que além de serem super saborosos são aliados da beleza, que ajudarão você a manter uma pele mais bonita e saudável:
 
Frutas vermelhas:

Melanciaapresenta um sabor doce com alto teor de água que ajuda na hidratação, alem de ser uma fruta rica em licopeno, que é um antioxidante que auxilia na proteção contra o câncer e problemas cardíacos.
 
Amora: é uma fruta rica em antioxidantes e fibras, que retardam o envelhecimento além de ajudar na digestão. As sementes da amora contêm gorduras poli-insaturadas, que auxiliam na boa saúde do coração.
 
Framboesa: contém grande teor de fibras solúveis, que promove sensação de saciedade, ajudando a controlar a ansiedade e a vontade de comer, além de ser fonte de vitamina K e magnésio.
 
Tomate: saboroso e nutritivo, contém vitamina E e antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce. O tomate é rico em minerais, principalmente em potássio, além de manganês, ferro e fósforo, que ajuda o corpo na utilização da vitamina E, na conversão dos alimentos em energia. O tomate também apresenta pigmentos vermelhos conhecidos como licopeno, que pode ajudar a reduzir o risco de câncer de próstata. 
 
Morango: bastante nutritivo e com grande potencial antioxidante, além de ser fonte de manganês e potássio. Contém também grande porção de água, apresentando poucas calorias, além de ser rico em vitamina C, betacaroteno, ferro, cálcio e fósforo.

Outros alimentos também são importantes diariamente:
Frutas cítricas: são os alimentos ricos em vitamina C, como a acerola, laranja e o kiwi, limão, romã, maçã entre outras. São excelentes para a pele por combater os radicais livres, são fontes de nutrientes essenciais para o organismo, como: vitamina A, B, C, carboidratos, fibras, cálcio, ferro, zinco.

Cenoura: é um vegetal que apresenta o beta-caroteno, sendo este uma pró-vitamina, precursora da vitamina A, capaz de proteger as artérias, fortalecendo o sistema imunológico, além de possuir ação protetora. Na cenoura também se encontram as fibras, vitaminas C, D e do complexo B. É excelente para quem deseja ter uma pele sempre bonita. 

Alho: excelente para a saúde do coração, pois ajuda a aumentar o fluxo sanguíneo, diminuindo os riscos de doenças cardíacas, alem de diminuir o colesterol ruim (LDL) ajudando a controlar a pressão arterial. É indicado consumir 1 dente de alho diariamente nas preparações. 

Blueberries: estudos mostram que os blueberries são considerados um dos melhores frutos antioxidantes, capazes de retardar o envelhecimento. São ótimas fontes de vitaminas C, E e A, além de ferro, potássio e folato. 

Berinjela: rico em nutrientes como: o cálcio, potássio, fósforo, vitamina C e algumas vitaminas do complexo B, além de conter poucos carboidratos e calorias. Na berinjela também se encontra a antocianina, fitoquímico antioxidante que previne várias doenças.

Castanha-do-pará e frutos do mar: são ricos em selênio, que é considerado um potente antioxidante que combate os radicais livres. Possui proteínas, vitaminas A, B1, B2, B5, C, E, e sais minerais fósforo, cálcio, ferro, zinco e selênio, que previnem o câncer de próstata e doenças cardíacas.
 
Leite: o cálcio que é encontrado em laticínios e folhas verde-escuras, é essencial para manter o bom funcionamento das células da pele, ajudando assim no combate à flacidez.
 
 Ovos carnes: alimentos estes que são ricos em proteínas, que previnem a perda muscular, além de apresentarem aminoácidos: a lisina e a prolina, fundamentais para a produção de colágeno, o que evita a flacidez.
 
Espinafre: possui vitaminas do complexo B, que auxiliam a controlar a oleosidade da pele e equilibram os hormônios, além de ser rico em ferro e fibras que ajudam a diminuir a taxa do colesterol ruim, e é fonte de clorofila e vitamina A. 

Soja: possui isoflavonas com alto poder antioxidante, que ajuda a proteger as células contra a exposição excessiva à luz solar, combatendo o estresse e o envelhecimento. O consumo regular da soja auxilia na diminuição dos níveis de colesterol ruim.

Água: é um dos principais ingredientes para a saúde da pele. Ela mantém as células hidratadas e evita o aparecimento de rugas. Também ajuda a eliminar toxinas que podem favorecer o envelhecimento precoce. A ingestão da água é essencial para a hidratação do corpo, é recomendado ingerir cerca de oito copos por dia.






 

terça-feira, 16 de julho de 2013

Quinua: benefícios para a saúde e a indústria da beleza

A quinua real (também chamada de quinoa), é um cereal que apresenta várias propriedades benéficas à saúde. O grão possui proteína de boa qualidade, superior ao valor proteico de todos os demais cereais. Não possui colesterol, além de grande quantidade de vitaminas e minerais. A quinua foi qualificada como o melhor alimento de origem vegetal para consumo humano pela Academia de Ciências dos Estados Unidos por seu extraordinário valor nutritivo.

A quinua pode ser encontrada na forma de grãos, farinha e flocos. Em grão pode ser utilizada em sopas, saladas, tortas e como substituta do trigo, em quibes por exemplo. Em flocos é usada como os flocos de aveia – em salada de frutas, vitaminas e iogurtes. A quinua em farinha substitui a farinha de soja e pode ser usada na base de pães, massas e biscoitos.

Propriedades e benefícios da quinua
  • Possui minerais como ferro, cálcio, magnésio, potássio, zinco e manganês. O zinco e o ferro auxiliam na cicatrização e nas atividades anti-inflamatórias, melhorando a integridade do sistema imunológico;
  • É rica em fibras. O consumo de fibras ajuda a aumentar a sensação de saciedade durante as refeições, melhora o funcionamento intestinal e favorece o controle dos níveis de colesterol, glicemia e triglicérides no sangue. Pode ser uma grande aliada para quem quer emagrecer e prevenir doenças;
  • Não contém glúten A quinua é isenta de glúten em sua composição, podendo ser recomendada para quem tem intolerância ao mesmo (a chamada doença celíaca), presente nos alimentos à base de trigo, cevada, centeio e aveia;
  • É rica em omega 3 e 6. Possui fitoestrógenos, substâncias naturais que imitam a ação de certos hormônios, ajudando a amenizar os sintomas da TPM e da menopausa.
A quinua na indústria da beleza

Atualmente as indústrias de cosméticos têm investido na quinua para a formulação de diversos produtos, por suas excelentes propriedades nutritivas, como ser fonte natural de vitamina E (função antioxidante) e acelerar a renovação celular, o que auxilia na revitalização da derme.

Cuidado com as calorias!

Apesar de extremamente benéfica, a quinua contém quase a mesma quantidade de calorias que o arroz. Cada 100g de quinua crua tem 347 calorias, contra 370 calorias do arroz integral cru. Por isso, coma de forma controlada, o segredo da boa forma está na dieta equilibrada, sem exageros! Afinal de contas, a sua saúde depende de um conjunto de fatores, como alimentação equilibrada, atividade física e hábitos saudáveis, e não simplesmente da introdução de um só alimento no seu dia-a-dia.







Alimentos que ajudam a combater olheiras

As olheiras são consideradas um problema para muitas mulheres, pois dão peso à expressão, demostram cansaço e desleixo. São caracterizadas pelo aspecto escurecido ou acastanhado na região abaixo dos olhos, provocado pelo depósito de melanina, pela dilatação dos vasos ou pela congestão vascular. As olheiras podem ser causadas pela falta de sono, estresse, cansaço, alterações hormonais e podem ser de origem hereditária.

Existem vários tratamentos eficazes, que podem ser feitos em clínicas ou até mesmo em casa. A escolha do tipo de tratamento será realizada depois da análise das causas fisiológicas. Entre as opções de tratamento disponíveis estão o uso de medicamentos tópicos, sessões de carboxiterapia, cremes clareadores, entre outros. O que pouca gente sabe é que a alimentação pode ser uma grande aliada.

Pesquisas revelaram que alimentos ricos em ômega-3 podem ser considerados medicamentos naturais para o tratamento das olheiras, pois estes alimentos protegem os capilares sanguíneos, evitando assim a vasodilatação que provoca o escurecimento na região abaixo dos olhos.

Veja a seguir alguns alimentos ricos em ômega-3 e seus benefícios: 
  
  • Linhaça: rica em ômega-3, diminui a retenção de líquidos,é melhor consumir triturada para melhor aproveitamento do valor nutritivo.
  • Sardinha: conhecida por diminuir a tendência para processos inflamatórios.
  • Castanha-do-Brasil: retarda o envelhecimento.
  • Espinafre: protege o sistema nervoso.
Outros alimentos que podem auxiliar no tratamento das olheiras são amêndoas, chá verde, gengibre, acerola, mamão, melão, couve-flor, morango, abacate, banana, maçã, estes alimentos possuem ação anti-oxidantes e atuam no combate aos radicais livres e também auxiliam no retardo do processo de envelhecimento.

Além de incluir esses alimentos na dieta é importante tomar outros cuidados, visto que, a ingestão de sal em excesso, além de provocar a retenção de líquidos, prejudica a circulação. Ainda, é importante não exagerar no consumo de álcool e cafeína, visto que, diversos estudos já demonstraram a relação entre o consumo dessas substâncias com o aparecimento das olheiras. Lembre-se também de beber muita água, para incentivar uma boa circulação.