terça-feira, 16 de dezembro de 2014

VITAMINA A

A vitamina A é um dos nutrientes essenciais que o nosso corpo precisa para se manter saudável, muito fácil de ingerir na alimentação diária, dependendo da sua origem pode receber distintos nomes. Quando provém da proteína animal conhece-se como retinol, enquanto que se vier dos vegetais é chamada de caroteno, dos quais o beta-caroteno é o mais conhecido. Mas, porque é que consumir este nutriente é tão importante.

A vitamina A é essencial no processo de crescimento e o desenvolvimento de crianças, bem como para as mulheres grávidas tendo papel importante no crescimento do feto.
Entre os inúmeros benefícios da vitamina A um dos principais é sua atuação como antioxidante. Pesquisas recentes comprovaram que a vitamina A atua no combate aos radicais livres, que estão associados a algumas doenças e aceleram o envelhecimento.
A vitamina A é de extrema importância para o bom funcionamento dos olhos. A parte transparente dos olhos, denominada córnea, é protegida pela vitamina A. A deficiência dessa vitamina pode causar prejuízos a visão, tais como dificuldades de enxergar com pouca iluminação e alterações oculares que podem causar até mesmo cegueira total.

Outra função dessa importante vitamina é a manutenção do bom funcionamento do sistema imunológico. A vitamina A participa da defesa do organismo possibilitando uma recuperação mais rápida. Ela ajuda manter úmidas e saudáveis as mucosas (tipo de pele que recobre internamente alguns órgãos, como o estômago, a garganta, a boca, o nariz e os olhos). As mucosas são responsáveis pela proteção contra as infecções, tais como diarreia e infecções respiratórias.

O ser humano não fabrica vitamina A, ou seja, toda vitamina que se necessita deve ser obtida através do consumo de alimentos. Entretanto, o corpo tem a capacidade de armazenar a vitamina A ingerida, dessa forma são criadas reservas para quando necessitarmos.
Os principais alimentos que a vitamina A pode ser encontrada são os produtos animais, como carnes, fígado, óleos de peixe, gema, leite integral, entre outros. O leite materno também é uma importante fonte de vitamina A.
Já a provitamina A, que é uma das formas de se obter indiretamente a vitamina A, pode ser encontrada em vegetais como espinafre, abóbora e cenoura, em frutas como mangas, pêssego e mamão, além de óleos como de buriti, pupunha, dendê e pequi.

A deficiência da vitamina A (chamada de hipovitaminose A) é responsável por problemas de saúde, como prejuízo no crescimento das crianças, dificuldade de enxergar no escuro (cegueira noturna), aumento de infecções respiratórias e diarreia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário