segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

VINAGRE

Com o nome derivado do francês vin aigre, vinho ácido, o vinagre é o resultado de atividade bacterial, que converte líquidos alcoólicos como vinho, cerveja e cidra em uma fraca solução de ácido acético. É um produto conhecido há muito tempo, pois se trata de um condimento muito aproveitado devido às suas propriedades benéficas ao organismo e à sua importância na alimentação.
O vinagre tem baixo valor calórico, substâncias antioxidantes em sua composição, além de ser um coadjuvante contra a hipertensão.
Nas guerras, o vinagre era recomendado aos soldados, principalmente quando atuavam em ambientes úmidos, para prevenção de possíveis contaminações microbiológicas, para desinfetar e temperar os alimentos.

Atualmente, existem diversos estudos sobre suas possíveis ações benéficas no organismo. É fundamental dizer que a quantidade consumida será um fator essencial para ele se tornar mocinho ou vilão, o excesso pode ser prejudicial à saúde e causar sintomas como azia e queimação.

Vinagre agrin - o mais utilizado na cozinha brasileira. É o tipo mais ácido, pois contém acético de álcool na composição. Não traz muitos benefícios à sua saúde.

Vinagre de vinho
- quando o vinho não está muito bom para o consumo, transforma-se no vinagre de vinho. Possui sabor acentuado, por isso é muito utilizado como tempero para saladas e marinar carnes.

Vinagre Balsâmico ou aceto balsâmico
- é o mais nobre de todos os tipos. É um condimento refinado de aspecto denso e escuro e com sabor acentuado agridoce.

Vinagre de maçã - obtido a partir do suco fermentado de maçãs. É o tipo menos ácido. É interessante para a saúde quando há grande quantidade de maçãs na fermentação, de onde vem o seu poder antioxidante.

Vinagre orgânico
- produzido com alimentos orgânicos. Possui diversos benefícios por manter as propriedades nutricionais.
Benefícios

Baixo valor calórico, uma colher de sopa tem em torno de 1,28kcal.

Pessoas hipertensas que precisam diminuir o consumo de sal podem utilizar o vinagre como substituto, com moderação.

O balsâmico é o mais refinado de todos os tipos, feito a partir da fermentação de uvas. Tem propriedades estimulantes que favorecem a secreção do suco gástrico, colaborando assim no processo de digestão.

Os vinagres feitos da fermentação de frutas, possuem características antioxidantes, que combatem os radicais livres, retardam o envelhecimento e previnem contra o aparecimento de tumores cancerígenos.

Não existe uma quantidade definida a ser consumida por dia para que se tenha estes benefícios, mas uma colher de sopa é uma boa quantidade.

Importante ressaltar que se você tem gastrite ou algum tipo de restrição a produtos ácidos não consuma, siga sempre as recomendações do seu médico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário