sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

BENEFÍCIOS DA PITANGA

A pitanga é uma fruta brasileira, originária das regiões de Mata Atlântica. Sua aparência particular e o sabor azedinho fazem com que ela seja muito apreciada. E, apesar de tão pequenina, ainda traz muitos benefícios à saúde.

A pitanga é uma fruta rica em cálcio, vitaminas A, C, do complexo B, ferro e fósforo, e pode ser consumida in natura ou na forma de sucos, batidas, geléias e outras sobremesas caseiras. A pitanga pode trazer benefícios para diabéticos, hipertensos, além de apresentar propriedades medicinais antivirais, antifúngicas, antitumorais e analgésicas.

A fruta apresenta ainda compostos fenólicos com ação hipoglicemiante e além disso, a pitanga causa a inibição das enzimas alfa-glicosidase, maltase e sucrase, que são moléculas que impedem a quebra das moléculas de açúcar no organismo e podem, desta forma, contribuir no tratamento do diabetes.

As folhas de pitanga, por sua vez, são usadas no tratamento de febre, hipertensão e doenças estomacais; por agirem como antioxidantes, anti-inflamatórios, diuréticos e calmantes naturais. Elas também ajudam no tratamento de bronquite e reumatismo.

O extrato de pitanga é utilizada na indústria cosmética na fabricação de banhos de espuma, cremes, géis, loções, shampoos, e condicionadores, devido às suas propriedades remineralizantes, hidratantes e suavizantes, em decorrência da presença de glicídios, sais minerais, proteínas e vitaminas presentes na fruta. O ácido ascórbico em sua composição possui ação antioxidante e previne o envelhecimento precoce, que é reforçado pelo efeito de renovação celular através da ação dos alfa-hidroxiácidos.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

BENEFÍCIOS DA ROMÃ

A romã possui diversas propriedades terapêuticas, acredita-se que o grande número de substâncias ativas da romã se deve ao fato de que em seu habitat nativo, teve que desenvolver meios de suportar o clima árido e às mudanças bruscas de temperatura. Os antioxidantes presentes na romã serviam para minimizar os danos causados pelo calor extremo durante o dia e frio durante a noite. Outro exemplo é a quantidade de gorduras em suas sementes, que facilitam a germinação em solos pouco receptivos.

Estudos mostraram que o consumo do suco de romã, rico em ácidos gálico e elágico, pode auxiliar na redução da pressão arterial e na prevenção de alguns problemas cardiovasculares como infarto e derrame ao reduzir os níveis de colesterol LDL, responsável pelo entupimento dos vasos sanguíneos. Dentre os constituintes do romã estão o manganês, vitamina B2, e vitamina C, elementos fundamentais para a vida e necessários no organismo humano em diversas funções, cuja escassez pode causar diversas enfermidades. O romã também é rico em antioxidantes que estimulam o aumento da circulação sanguínea nos órgãos genitais do homem, facilitando a ereção.

O chá feito com as folhas da romã é usado contra irritação nos olhos; o chá das cascas dos frutos por ser antimicrobiano auxilia no tratamento de infecções de garganta na forma de gargarejo, e se ingerido, é utilizado no combate às verminoses e apresenta atividade antimicrobiana contra Staphylococcus aureus, Clostridium perfringens e o vírus Herpes simplex II (herpes genital). Já o chá das cascas da raiz da romãzeira é usado em casos de diarreias e disenterias crônicas por conter alcaloides que servem como adstringentes, que também são responsáveis pelos efeitos vermífugos.

O consumo do suco de romã pode ajudar no combate ao câncer de próstata ao reduzir a quantidade de células cancerígenas e sua metástase, causando a morte celular e a adesão das células malignas umas às outras, impedindo que se movimentem para outras partes do corpo. Após cirurgia e retirada do tumor, o suco faz com que o PSA, marcador da doença, tenha seus níveis no sangue reduzidos. Para outros tipos de tumores, os ácidos gálico, elágico e protocatequínico da romã impedem a ação de moléculas que danificam a estrutura celular e desencadeiam o câncer; as antocianinas também tem comprovada atividade anticancerígena e os extratos da romã ajudam a diminuir o ritmo de divisão celular das células malignas.

Além do suco da romã, a fruta consumida naturalmente é muito popular. Também pode ser usada salpicada em saladas, molhos ou sobremesas, sempre evitando o calor excessivo pois este pode desativar seus compostos ativos.

Benefícios
  • Estômago: A casca da romã, e folhas são usadas para doenças do estômago ou diarréia causada por qualquer tipo de problemas digestivos. Beber o chá feito das folhas desta fruta também ajuda alivia os problemas digestivos. O suco de romã também é usado para o tratamento de problemas como disenteria e cólera.
  • Câncer: A romã é uma excelente fontes em antioxidantes chamados flavonóides. Estes flavonóides são conhecidos por serem eficazes na neutralização radicais livre que causam câncer. Pessoas que enfrentam alto risco de câncer de próstata e câncer de mama deve começar a beber o suco de romã, uma vez que irá ajudá-los a reduzir o risco de desenvolver câncer. O consumo regular de romã podem reduzir os níveis de PSA no corpo e ajudar na luta contra as células cancerígenas existentes no corpo.
  • Dentes: Uma das melhores vantagens da romã é que o seu sumo, juntamente com as suas propriedades anti-bacterianas e anti-virais, ajuda a reduzir os efeitos da placa bacteriana e protege contra várias doenças orais.
  • Osteoartrose: A romã ajuda a reduzir as doenças de muitas formas, incluindo aterosclerose e osteoartrite. Os danos que são causados devido ao espessamento e endurecimento da parede arterial e nas cartilagens e articulações podem ser curadas pela sua ingestão. Além disso, as romãs são capazes de impedir a criação de enzimas que são responsáveis pela quebra do tecido conjuntivo no interior do corpo.
  • Anemia: A romã ajuda a manter um o fluxo sanguíneo saudável.
  • Diabetes: Para os pacientes diabéticos, o suco da romã podem reduzir o risco de várias doenças coronárias. Juntamente com isto, há uma redução no endurecimento das artérias, que podem inibir o desenvolvimento de diversas doenças cardíacas.
  • Reduz a possibilidade de desenvolver a doença de Alzheimer entre as gerações mais velhas.
  • Ajuda a controlar problemas de envelhecimento como rugas, proporcionando, assim, as pessoas com a pele jovem e brilhante.
  • Ajudam as mulheres a superar os sintomas de depressão durante o seu período, especialmente a depressão pós-menopausa. Estudos realizados mostrou-se que o suco de romã também pode ser muito útil na cura de disfunções eréteis.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

THAY YOGA MASSAGE

Considerada uma das mais completas terapias aplicadas ao corpo humano, a Thai Yoga Massage Therapy, tem origem milenar. A história registra seu surgimento há mais de 2500 anos, na Índia, onde é conhecida como Nuad Borarn (Massagem Antiga). A terapia, criada pelo médico Dr Jivaka Kumar Bhaccha (Dr Jivago), caracteriza-se pela combinação de vários sistemas em uma só sessão, fazendo uso de uma habilidade sem igual ao alongar os músculos mais importantes, aplicando manipulações e torções suaves, exercícios da massagem ayurvédica, do yoga passivo e meditação, desbloqueando as energias estagnadas, com uma harmoniosa seqüência de 100 a 200 alongamentos, fazendo com que o cliente alcance os benefícios com mais facilidade do que qualquer outra técnica, constituindo-se num complexo e poderoso tratamento terapêutico, diminuindo a dor crônica, aumentando a flexibilidade, melhorando a postura, estimulando a circulação do sangue e reequilibrando o fluxo de energia prana. Ou, simplesmente, pode ser aplicada para aliviar o cansaço físico e mental, diminuir o stress e a tensão do dia a dia, relaxar e promover bem estar, aumento da disposição e melhor rendimento em todas as atividades diárias.

Benefícios
  • Estabiliza os batimentos cardíacos, aumentando a circulação linfática e reduzindo edemas.
  • Aumenta a profundidade da respiração, acalma o ritmo respiratório, auxiliando na redução da ansiedade.
  • Melhora a elasticidade do sistema digestivo e o movimento do estômago, prevenindo a indigestão e a constipação.
  • Estimula a atividade neural, reduzindo os efeitos da dor.
  • Aumenta as sensações sobre a pele e melhora as funções dos órgãos internos.
  • Atua sobre o sistema nervoso autônomo, promovendo o relaxamento.
  • Alivia dores e espasmos musculares.
  • Promove um aumento na força muscular.
  • Diminui tensão nos músculos e tendões, aumentando a elasticidade.
  • Remove toxinas do tecido.
  • Aumenta a flexibilidade das articulações, diminuindo a rigidez.
  • Melhora o alinhamento da coluna.
  • Reduz o estresse.
  • Promove o alívio de tensões emocionais

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

VITAMINA A

A vitamina A é um dos nutrientes essenciais que o nosso corpo precisa para se manter saudável, muito fácil de ingerir na alimentação diária, dependendo da sua origem pode receber distintos nomes. Quando provém da proteína animal conhece-se como retinol, enquanto que se vier dos vegetais é chamada de caroteno, dos quais o beta-caroteno é o mais conhecido. Mas, porque é que consumir este nutriente é tão importante.

A vitamina A é essencial no processo de crescimento e o desenvolvimento de crianças, bem como para as mulheres grávidas tendo papel importante no crescimento do feto.
Entre os inúmeros benefícios da vitamina A um dos principais é sua atuação como antioxidante. Pesquisas recentes comprovaram que a vitamina A atua no combate aos radicais livres, que estão associados a algumas doenças e aceleram o envelhecimento.
A vitamina A é de extrema importância para o bom funcionamento dos olhos. A parte transparente dos olhos, denominada córnea, é protegida pela vitamina A. A deficiência dessa vitamina pode causar prejuízos a visão, tais como dificuldades de enxergar com pouca iluminação e alterações oculares que podem causar até mesmo cegueira total.

Outra função dessa importante vitamina é a manutenção do bom funcionamento do sistema imunológico. A vitamina A participa da defesa do organismo possibilitando uma recuperação mais rápida. Ela ajuda manter úmidas e saudáveis as mucosas (tipo de pele que recobre internamente alguns órgãos, como o estômago, a garganta, a boca, o nariz e os olhos). As mucosas são responsáveis pela proteção contra as infecções, tais como diarreia e infecções respiratórias.

O ser humano não fabrica vitamina A, ou seja, toda vitamina que se necessita deve ser obtida através do consumo de alimentos. Entretanto, o corpo tem a capacidade de armazenar a vitamina A ingerida, dessa forma são criadas reservas para quando necessitarmos.
Os principais alimentos que a vitamina A pode ser encontrada são os produtos animais, como carnes, fígado, óleos de peixe, gema, leite integral, entre outros. O leite materno também é uma importante fonte de vitamina A.
Já a provitamina A, que é uma das formas de se obter indiretamente a vitamina A, pode ser encontrada em vegetais como espinafre, abóbora e cenoura, em frutas como mangas, pêssego e mamão, além de óleos como de buriti, pupunha, dendê e pequi.

A deficiência da vitamina A (chamada de hipovitaminose A) é responsável por problemas de saúde, como prejuízo no crescimento das crianças, dificuldade de enxergar no escuro (cegueira noturna), aumento de infecções respiratórias e diarreia.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

GINSENG

Sabia que existem diferentes tipos de ginseng e todos eles são considerados óptimos para ajudar o corpo a adaptar-se ao stress físico e mental?
O ginseng é muito conhecido pela sua capacidade em estimular o sistema imunológico e combate à fadiga e stress. No entanto, várias dezenas de estudos demonstraram que o ginseng também melhora a performance física e mental, melhora o humor, e auxilia a função metabólica. Outros estudos sugerem que o ginseng, possa ser anti-inflamatório e pode também ajudar nos seguintes casos: colesterol; reduzir a toxicidade do fígado; reduzir níveis de açúcar no sangue, melhorar os níveis de oxigénio no sangue, controle de doenças respiratórias e aumentar a resistência física.

3 tipos mais conhecidos de Ginseng


Ginseng coreano (Panax ginseng)


Considerado o “rei de todas as ervas” em muitos países, encontra-se nas florestas do nordeste da China, Manchúria e da Coreia.
Na Medicina Tradicional Chinesa, o ginseng coreano é usado para tonificar o Qi, é yang e quente. Tem sido usado para: estimular o sistema imunológico, combater a fadiga, o stress, retardar o envelhecimento, melhorar os níveis de açúcar no sangue, melhorar o desempenho mental e a memória, diminuir o colesterol e fortalecer o músculo cardíaco. Pode até ter propriedades anti-tumorais.
Antes de ir a correr comprar o ginseng coreano deve estar ciente de que o seu consumo excessivo pode ter alguns efeitos secundários negativos, incluindo: irritabilidade, insónia e batimentos cardíacos acelerados.

Ginseng americano (Panax quinquefolium)


É originário das florestas do leste da Geórgia e Quebec, e era usado pelos nativos americanos.
Embora não seja tão conhecido como o ginseng coreano, o ginseng americano é usado há centenas de anos.
O ginseng americano é mais yin e de natureza mais fria do que o seu homólogo chinês. Embora ajude a aumentar o nível energético do corpo, o ginseng americano acalma o sistema nervoso central, relaxa, e reduz a pressão arterial. Além disso, devido à sua natureza mais yin, é melhor para usar numa base diária e de longo prazo do que o ginseng coreano. No entanto, se tiver uma natureza mais fria, este pode não ser o mais indicado para si.

Ginseng siberiano (Eleutherococcus senticosus)

Nativo da Sibéria, Japão, Coreia e China. Embora não seja um verdadeiro ginseng, esta variedade é mais valorizada.
Eleuthero era tradicionalmente utilizado para promover a longevidade e a saúde em geral. Muitos naturologistas preferem Eleuthero como o ginseng para ajudar com as questões da saúde das mulheres, especialmente a depressão associada a TPM e menopausa. Pesquisas efectuadas na Rússia, confirmam a capacidade desta erva para aumentar o desempenho físico e mental, estimular o sistema imunológico, aumentar a circulação dos glóbulos brancos, promover a circulação e melhorar os benefícios dos tratamentos de radioterapia ao mesmo tempo.
Uma advertência para terminar este artigo: o ginseng deve ser evitado por pacientes que estão grávidas ou pacientes que têm a pressão arterial elevada. Além disso, o ginseng pode aumentar os efeitos da cafeína ou outros estimulantes, que podem causar sudorese, insónia, ou um batimento cardíaco irregular. Não deve ser usado em conjunto com medicamentos antipsicóticos, esteróides ou hormonais.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

DRENAGEM LINFÁTICA

 A drenagem linfática consiste em uma massagem com movimentos suaves que tem como objetivo estimular e facilitar a passagem da linfa pelo seu sistema circulatório.
A linfa é um líquido que circula no corpo limpando o sangue de impurezas, desempenhando o seu papel imunitário juntamente com os anticorpos do sangue.
Além da drenagem linfática reduzir o inchaço generalizado ou local, que pode ser causado pelo seu congestionamento, protege e até trata problemas de ordem estética, como a celulite, mas também muscular ou articular, promovendo bem-estar geral.
Permanecer por longos tempos parado em uma só posição faz com que a linfa tenha a tendência a se acumular nos pés, por influência da gravidade, causando inchaço, acompanhado da maior concentração de impurezas no sangue. 

Benefícios
  • Gripe e Resfriados - A Drenagem linfática ajuda a aumentar o fluxo de linfa, que ajuda seu corpo pegar toxinas e resíduos. Quando linfa detectar um vírus ou infecção, que produz as células brancas do sangue para ajudar a combater a infecção. Recebendo uma Drenagem antes da temporada de gripe pode ajudar a dar ao seu sistema imunológico um impulso para mantê-lo saudável.
  • Cirurgia - Usado antes de uma cirurgia, a Drenagem pode garantir que o sistema linfático é limpo de bloqueios ou inchaço. Drenagens linfáticas também pode ajudar no pós-operatório, bem como, ao reduzir o inchaço que ocorre.
  • Durante a Gravidez - Drenagem linfática podem ajudar a reduzir as dores e inchaço devido a alterações hormonais que ocorre durante a gravidez. As mães que amamentam, assim, podem se beneficiar deste aspecto de uma Drenagem linfática.
  • Para a pele - Quando as células da pele recebem uma quantidade adequada de linfa, que lhes dá um brilho saudável. Drenagem linfática é muitas vezes dado como parte de um tratamento facial para dar o seu rosto um brilho saudável.
  • Recuperação de Lesões com uma rapidez maior - Drenagem linfática ajuda a limpar os detritos e reduzir o inchaço que ocorre a partir de uma massagem profunda. Além disso, ao receber várias Drenagens linfáticas sobre sua recuperação, ele pode acelerar o processo de recuperação, mantendo o tecido em sua mais saudável.
  • Redução das Cicatriz - Drenagens linfáticas pode reduzir a sua cicatrização, aumentando o fluxo de linfa para a área marcada. Mais fluxo linfático significa mais cura e menos toxinas.

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

COUVE E SEUS BENEFÍCIOS

Um dos alimentos mais ricos em fibras, ferro, cálcio, antioxidantes e vitaminas A e C é a couve, hortaliça que combate várias doenças e ainda contribui para uma vida mais saudável. A couve é nativa da Europa e foi com os portugueses colonizadores que a hortaliça foi introduzida ao Brasil, onde é muito consumida e apreciada. Há pesquisas que dizem que alguns compostos da couve estão sendo eficazes na diminuição da multiplicação das células cancerígenas. Em 100 gramas das folhas da hortaliça, apenas 25 calorias estão contidas, ou seja, as dietas adoram incluí-la em seus cardápios. Nas mesas brasileiras é fácil de encontrar esse alimento em saladas, refogados, sopas, caldos, molhos e até mesmo sucos naturais diversos. Por ser muito nutritiva, a couve quase não tem contra-indicações, contudo é necessário tomar cuidado com a higienização dela.

Na couve é possível encontrar as vitaminas A, B6, C e K, além de cálcio, ferro e outros minerais. Essa hortaliça é rica em fibras solúveis e insolúveis, que são, responsáveis por agilizar o transito intestinal e aumentam a saciedade, dificultando a absorção de gorduras. O cálcio encontrado na couve, em termos de quantidade, é muito próximo a um copo de leite, ou seja, quem não pode tomar ou não gosta, basta substituir pela hortaliça. Os antioxidantes encontrados nas folhas ajudam a prevenir o envelhecimento das células e ainda estimulam a melhoria das defesas do organismo.

Benefícios 
  • Trata úlceras, alguns tipos de cânceres e depressões;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Regula os hormônios;
  • Melhora o humor;
  • Desintoxica o organismo;
  • Ajuda no processo de eliminação da gordura;
  • Combate a tosse e o resfriado;
  • Cicatriza feridas e tecidos danificados;
  • Estimula o bom funcionamento do sistema nervoso;
  • Mantém a pele, olhos e cabelos saudáveis;
  • É vermífuga;
  • Combate problemas no fígado e estômago;
  • Ameniza asma e bronquite;
  • Pode ter efeitos laxativos.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

VINAGRE

Com o nome derivado do francês vin aigre, vinho ácido, o vinagre é o resultado de atividade bacterial, que converte líquidos alcoólicos como vinho, cerveja e cidra em uma fraca solução de ácido acético. É um produto conhecido há muito tempo, pois se trata de um condimento muito aproveitado devido às suas propriedades benéficas ao organismo e à sua importância na alimentação.
O vinagre tem baixo valor calórico, substâncias antioxidantes em sua composição, além de ser um coadjuvante contra a hipertensão.
Nas guerras, o vinagre era recomendado aos soldados, principalmente quando atuavam em ambientes úmidos, para prevenção de possíveis contaminações microbiológicas, para desinfetar e temperar os alimentos.

Atualmente, existem diversos estudos sobre suas possíveis ações benéficas no organismo. É fundamental dizer que a quantidade consumida será um fator essencial para ele se tornar mocinho ou vilão, o excesso pode ser prejudicial à saúde e causar sintomas como azia e queimação.

Vinagre agrin - o mais utilizado na cozinha brasileira. É o tipo mais ácido, pois contém acético de álcool na composição. Não traz muitos benefícios à sua saúde.

Vinagre de vinho
- quando o vinho não está muito bom para o consumo, transforma-se no vinagre de vinho. Possui sabor acentuado, por isso é muito utilizado como tempero para saladas e marinar carnes.

Vinagre Balsâmico ou aceto balsâmico
- é o mais nobre de todos os tipos. É um condimento refinado de aspecto denso e escuro e com sabor acentuado agridoce.

Vinagre de maçã - obtido a partir do suco fermentado de maçãs. É o tipo menos ácido. É interessante para a saúde quando há grande quantidade de maçãs na fermentação, de onde vem o seu poder antioxidante.

Vinagre orgânico
- produzido com alimentos orgânicos. Possui diversos benefícios por manter as propriedades nutricionais.
Benefícios

Baixo valor calórico, uma colher de sopa tem em torno de 1,28kcal.

Pessoas hipertensas que precisam diminuir o consumo de sal podem utilizar o vinagre como substituto, com moderação.

O balsâmico é o mais refinado de todos os tipos, feito a partir da fermentação de uvas. Tem propriedades estimulantes que favorecem a secreção do suco gástrico, colaborando assim no processo de digestão.

Os vinagres feitos da fermentação de frutas, possuem características antioxidantes, que combatem os radicais livres, retardam o envelhecimento e previnem contra o aparecimento de tumores cancerígenos.

Não existe uma quantidade definida a ser consumida por dia para que se tenha estes benefícios, mas uma colher de sopa é uma boa quantidade.

Importante ressaltar que se você tem gastrite ou algum tipo de restrição a produtos ácidos não consuma, siga sempre as recomendações do seu médico.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

BENEFÍCIOS DA LINHAÇA

Esta semente originária da Ásia é proveniente do linho (Linum usitatissimum) e possui um alto valor nutritivo, sendo bastante utilizada na culinária. Por causa disso, é considerada um alimento funcional. 
Existem dois tipos de sementes produzidas pelo linho: as marrom-escuras, mais utilizadas industrialmente e nas farmácias e de onde se extrai o óleo de linhaça, e as amarelo-douradas, mais utilizadas para o consumo alimentar e medicinal.

A linhaça contém ômega 3, uma substância importante para o emagrecimento saudável, já que facilita a perda de gordura no abdome e promove uma maior absorção de nutrientes pelo organismo. Portanto, pode-se considerar que a linhaça realmente auxilia quem deseja emagrecer. Basta adicioná-la à uma dieta saudável, acompanhada de exercícios físicos regulares.
A linhaça amarelo-dourada é mais cara, contudo, possui mais benefícios e propriedades que a as marrom-escuras.
  • É antioxidante.
  • É anticancerígena.
  • Possui altas taxas de fibras solúveis, que são utilizadas como laxante e auxiliam na digestão.
  • Possui vitaminas B1, B2, C e E.
  • Contém caroteno, ferro, zinco, potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
  • O óleo de linhaça é um dos alimentos mais ricos em ômega 3 existentes na natureza, mas também possui ômega 6 e ômega 9.
  • Atua na redução do colesterol.
  • Equilibra os hormônios da tireoide.
  • Regula o intestino, por causa das fibras.
  • Melhora o sistema imunológico.
  • Ameniza os sintomas da menopausa.
  • Ajuda a controlar diabetes.
  • Combate e previne acnes.
  • Atua combatendo diversos distúrbios digestivos e respiratórios.
  • Evita o entupimento das artérias por gorduras, prevenindo doenças cardíacas.
  • Combate o envelhecimento precoce e doenças degenerativas.
  • Acaba com os sintomas da menstruação (ou pelo menos ameniza).
  • Previne o câncer de mama.
Existem diversas formas de consumir a linhaça, mas os especialistas recomendam a trituração das sementes de linhaça, já que sua casca costuma ser bem resistente em nosso organismo, dificultando a absorção dos seus nutrientes. Contudo, ela deve ser consumida logo após a trituração, já que os grãos costumam ser suscetíveis à oxidação.

Duas colheres de sopa, batidas no liquidificador e transformadas em farelo são suficientes para o consumo diário. Misture com outros alimentos (com frutas ou em sucos, fica ótimo) ou coma puro, de manhã e à tarde. Se não consumir imediatamente, mantenha em vidro bem fechado na geladeira, por no máximo uma semana.

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

BENEFÍCIOS DA MELANCIA

A melancia, ou Citrullus vulgaris, é uma das frutas preferidas no verão. Sua cor rosa avermelhada, o sabor doce, a sensação refrescante que oferece junto a seu alto poder hidratante, a transformam em um alimento ideal para o verão.

Em seu cultivo, a melancia acumula grande quantidade de água, por isso, é importante que nos asseguremos de que a água seja pura e os fertilizantes utilizados sejam orgânicos.
Alguns produtores optam por regar a fruta com água de procedência duvidosa e, nesse caso, o consumo dessa melancia seria duplamente prejudicial.

Essa fruta aquosa, que nos ajuda a matar a sede, também tem grandes benefícios para a circulação, melhorando consideravelmente os problemas de inchaço nas mãos e nos pés.
Porém, esse é apenas um de seus benefícios, a melancia também contém 90% de água, o que a torna um diurético natural, ajudando a limpar o corpo que é ideal para quem sofre de problemas renais ou apresenta problemas urinários.

Além dessa grande quantidade de água que nos oferece, o resto de sua composição apresenta uma alta porcentagem de fibras, que são úteis para melhorar a limpeza do intestino, colaborando na eliminação de resíduos tóxicos.
Apesar de seu sabor doce e o alto índice de hidratação que nos oferece, a melancia nos sacia sem acrescentar calorias em excesso ao organismo, isso faz com que ela esteja incluída em muitas das dietas propostas para emagrecimento.

Apesar de ser doce, a melancia não é calórica (20 calorias a cada 100 gramas), e contém muitas vitaminas e minerais, dentre os quais se destaca o potássio em grandes porcentagens, esse elemento faz com que a melancia seja ideal para um café da manhã ou um lanche da tarde, diminuindo a oferta calórica em dietas e favorecendo a perda de peso.

A melancia é composta por licopeno, um potente antioxidante, o mesmo presente no tomate e em diversas outras frutas e verduras, que é muito benéfico para o organismo, ajudando a fortalecer o sistema imunológico.

Além disso, a casca da melancia, sobretudo sua parte branca, possui citrulina, que nada mais é que um princípio ativo com efeitos que potencializam a virilidade.
A citrulina, uma vez presente no organismo se transforma em arginina, um aminoácido que favorece o sistema circulatório ao aumentar a elasticidade das paredes e artérias.

O consumo diário de melancia oferece um efeito saudável ao nosso organismo. Mas é conveniente consumi-la bastante tempo depois das refeições e das horas de descanso, para que seja mais digestiva, ao misturar com outros alimentos certas quantidades de frutas aquosas, dificultamos a digestão e o descanso, assim, o melhor a fazer é consumi-la entre as refeições.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

ÓLEO DE CÁRTAMO


O óleo de cártamo é um dos produtos naturais que muitas pessoas já consumiram em algum momento da vida, mas sequer sabem disso.
O motivo é simples ele é um ingrediente bastante utilizado em diversos produtos com ação termogênica e emagrecedora.
Além disso, em cardápios saudáveis, o óleo de cártamo também é usado na preparação de molhos e temperos.
Ele é extraído das sementes de uma planta chamada Carthamus tinctorius ou também conhecida como Açafrão-bastardo, esta é uma das plantas mais antigas da humanidade e era utilizada pelos antigos egípcios para fabricar tintas e colorir tecidos.

Benefícios 


A sua composição é rica em ácido oleico (ômega 9) e ácido linoleico (ômega 6), dois óleos naturais que exercem um papel muito importante no organismo.
Dentre os seus principais benefícios, pode-se citar a ação antioxidante, combate a pressão alta, reduz os níveis de colesterol ruim e contribui para o bom funcionamento do coração.
Somado a isso, o consumo de óleo de cártamo gera a sensação de saciedade, prologando a necessidade da próxima refeição ou lanche.
O resultado é que o organismo utiliza as reservas de gordura como fonte de energia, o que provoca a redução natural de peso.

  • Ajuda a regular os níveis de glicose no sangue e é utilizado no tratamento da diabete tipo 2;
  • Tem propriedades anti-inflamatórias;
  • Diminui a celulite e retenção de líquido;
  • Previne alguns tipos de câncer.


O óleo de cártamo pode ser consumido como tempero em saladas e molhos (ótimo substituto daqueles molhos prontos) ou como um suplemento alimentar em cápsulas.
Uma sugestão seria tomar 2 vezes por dia, 30 minutos antes das principais refeições.
Você pode comprá-lo em lojas de produtos naturais, suplementos alimentares ou até em alguns supermercados.

É claro que não adianta comer frituras, exagerar no refrigerante e, depois, reclamar que o óleo de cártamo não está funcionando.
A má alimentação ainda é a principal causa da obesidade e você precisa se reeducar para ter resultados satisfatórios.
O consumo regular deste produto juntamente com hábitos saudáveis certamente irá potencializar a queima de gordura e redução do peso.