quinta-feira, 27 de junho de 2013

QUAL MÁSCARA FACIAL É MELHOR PARA SUA PELE?

Com o simples hábito de aplicar máscara facial uma vez por semana, você pode acelerar o tratamento contra diversos problemas de pele, desde acne até rugas e flacidez. Mas é preciso aliar esse cuidado ao uso de filtro solar, ácidos e outros cremes, além de saber escolher os produtos com a composição certa para o seu tipo de pele. 

Pele com rugas e sinais de envelhecimento

Máscaras tensoras, à base de ácido retinoico, retinol e derivados são boas opções para conter os sinais de envelhecimento da pele. Componentes antioxidantes, como vitamina C e elementos do chá verde, também são eficientes porque previnem o fotoenvelhecimento ao diminuir a produção de radicais livres na pele. Além disso, máscaras com argilas, peptídeos e proteínas (colágeno) também são ótimas contra a pele flácida.

Pele seca

Máscaras nutritivas, como as que levam abacate na composição, elas repõem o óleo, melhorando o ressecamento da pele. Usar máscaras à base de ácido hialurônico e aquaporine, que são responsáveis por um aumento na retenção de água da pele, contribui para uma hidratação mais prolongada.

Pele oleosa

A máscara de argila verde é ótima para combater a oleosidade, ela promove a limpeza profunda dos poros e desintoxica a pele. Algumas formulações encontradas no mercado adicionam ativos funcionais na máscara de argila para potencializar ainda mais o efeito contra a pele oleosa, como o polihidroxiacido gluconolactona, que é um antioxidante adaptado a todos os tipos de pele, ideal para pele sensível.

Pele com acne e inflamações

Máscaras secativas são ótimas para ajudar no processo de secar a acne. Para esse efeito, procure produtos que tenham peróxido de benzoila associado a antibióticos tópicos, como a clindamicina. Também pode usar produtos à base de ácido retinoico ou adapaleno. É recomendo fazer sempre um teste em uma área pequena, uma vez que esses produtos podem provocar alergias.

Pele com manchas

Ácidos que ajudam a clarear são bons componentes da máscara para quem tem manchas. Vitamina C, mandélico e extrato de uva ursi são alguns exemplos. Máscaras com frutas cítricas também são boas opções, como limão, laranja e abacaxi. Mas lembre-se de passar protetor solar diariamente, que ajuda a prevenir novas manchas indesejáveis.

Pele irritada e sensível

Produtos com aloe vera, camomila e calêndula, que ajudam a acalmar a irritação, também outros componentes que mantêm a pele hidratada e, portanto, mais protegida de irritações. Argila branca com alta concentração de silício, enriquecida com glicerina, glicóis e lactato de amônio, têm grande capacidade de retenção da umidade sobre a pele. A máscara ainda pode conter oligoelementos, como zinco, cobre, magnésio e ferro.

Pele sem brilho e viço

A falta de brilho na pele pode ser sinal de que ela não está corretamente hidratada. Por isso, invista em máscaras hidratantes. Ela pode ser formulada com potássio combinado com ácido carboxílico, ácido hialurônico ou cristais de oliva. Componentes de máscaras nutritivas também ajudam a deixar a pele mais viçosa: vitaminas E, C e complexo B, além de peptídeos, óleo de canola e de girassol, esses óleos são vegetais e podem ser aplicados, inclusive, na pele oleosa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário