sexta-feira, 31 de outubro de 2014

TÂMARA SECA

Tâmara é um alimento muito importante no Médio Oriente em especial nas zonas mais desérticas, devido à escassez de alimentos. Este fruto é muito rico a nível nutricional e tem enormes benefícios na saúde.

São altamente nutritiva devido à sua composição rica em proteínas, açúcares, sais minerais, vitaminas principalmente a vitamina C, fibras, potássio, ferro e cálcio. Além de 72% de sua composição se de hidratos de carbono simples e complexos, o que faz deste fruto um alimento muito energético, sendo um alimento ideal, para desportistas, crianças e trabalhos enérgicos.

Benefícios da Tâmara Seca
  • Minerais
Os minerais são importantíssimos no nosso organismo, a tâmara ajuda a manter os níveis necessários. Os sais minerais são fundamentais e ajudam a manter o equilíbrio de fluidos, controlar a contração muscular, o transporte do oxigênio para a parte muscular e regular o metabolismo energético do organismo.
  • Açúcares complexos
Devido à sua composição de açucares complexo, permite que o organismo tenha um metabolismo lento e demorado. Assim é uma propriedade muito interessante para quem pratica esforço físico ou mental muito prolongado, onde é exigida enorme resistência.
  • Vitaminas
As tâmaras além da vitamina C, também são ricas em vitamina B5, que proporciona efeitos tranquilizantes e relaxantes, criando um bem-estar e funcionando muito bem como um antiestresse. Também é um fruto ótimo para que sofra de insônias ou tem dificuldades em dormir, isto porque tem na sua composição triptófano que estimula a formação de melatonina de moda a contribuir para ter um sono tranquilo e descansado.
  • Celulose e frutose
O seu valor deve-se em grande parte a composição em celulose e frutose, que são recomendadas para situações de mau funcionamento da flora intestinal, pois funcionam como um laxante.
  • Ferro
É também um nutriente que compõe a tâmara, é recomendado para quem padece de problemas hepáticos e anemias.
  • Potássio
Importante para preservar os nossos ossos, pois ajuda a manter a estrutura óssea. Regula e mantém a pressão sanguínea, mas tenha sempre em atenção que o potássio é eliminado do corpo sem risco de toxidade para as pessoas que não tenham problemas renais. Pois para as pessoas com função renal anormal devem, monitorizar a ingestão porque podem não ser capaz de eliminar a quantidade adequada.

Quantidade recomendada de Tâmara Seca

Para obter todos os nutrientes dessa fruta o consumo diário deve ser de 3 tâmaras. 

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

BENEFÍCIOS DO DAMASCO

Os benefícios do damasco para a saúde são incríveis, é rico em beta-caroteno, fibras, vitamina A, vitamina E, e ferro, que têm muitos benefícios para a pele e cabelo e no combate de muitas doenças. Damascos secos e enlatados estão disponíveis durante o ano, os frescos estão em temporada de maio a agosto.

Benéficos do Damasco:

Previne o câncer: É um poderoso antioxidante que protegem o nosso organismo de radicais livres e os danos das células, os estudos mostram que as sementes de damasco combate o câncer, pois contém composto chamado B17, também contêm vitamina A e vitamina C, com isso irá impulsionar o sistema imunológico. Os damascos contém beta-caroteno, que convertida em nosso corpo em vitamina A, precisamos de vitamina A para ter uma boa visão e uma pele saudável.

Benefício para a Constipação: Damasco contêm grande quantidade de pectina e celulose, e que ajuda no tratamento da obstipação. A celulose é uma fibra insolúvel, outro benefício do damasco são porque são uma excelente fonte de fibras, que são necessária para a saúde do cólon e prevenir a constipação, que pode leva ao câncer de cólon, as fibras são ótimos para a digestão e ajuda a equilibrar o metabolismo.

Previne a Anemia: Damasco contêm grande quantidade de teor de ferro que é bom na luta contra a anemia, contém também uma pequenas adição na quantidades de cobre, que ajuda na absorção de ferro no organismo.

Ajuda na Perda de Peso: Os damascos são baixos em calorias, por isso é ótimo complemento para qualquer programa de perda de peso. Damasco contêm 48 calorias para cada 100 gramas!

Benefício para a gravidez: Damasco tem muitos benefícios para a saúde das mulheres grávidas, as mulheres grávidas devem consumir damascos durante a gravidez, uma vez que contêm vitamina A, C e E também contêm minerais como fósforo, silício, cálcio, ferro e potássio. Mulheres grávidas devem consumir damasco seco, pois contêm ferro, que é muito importante, para prevenir anemia. Também contêm fibras alimentares que prevenir a prisão de ventre que tem muito efeito ruim nas mulheres grávidas.

Benefícios do óleo para a pele: O óleo de damascos é extraído das amêndoas secas, é encontrado em muitos tipos diferentes de produtos cosméticos e de cuidado, incluindo sabonetes, cremes, loções e condicionadores. Alguns óleos permanecem na superfície da pele, o óleo do caroço é absorvido sem deixar um resíduo oleoso.

Os damascos contêm ácidos oleico e vitamina A, que protegem a pele dos danos e sem qualquer efeito colateral. rico em vitamina A e C, o que é benéfico para a pele sensível, também tem efeito anti-inflamatório e calmante sobre a pele. Quando combinado com outros óleos essenciais, é útil para manter a elasticidade da pele e utilizados com outros óleos de frutos como a máscara facial para ajudar a amaciar a pele. Além disso, você pode usar o óleo de damasco como um remédio eficaz na eliminação de manchas de pele e sinais de envelhecimento.

Benefícios do óleo para o cabelo: Óleo do damasco é rico em vitamina E e vitamina A, que faz com que seja necessário para a hidratação, o óleo podem ser usado nas seguintes maneiras:
  • Podem ser adicionado ao shampoo ou condicionador para maior suavidade, óleo de damasco tem efeitos hidratantes no cabelo e podem ser adicionado ao cabelo molhado ou seco.
  • É utilizado como um óleo de tratamento antes dos tratamentos químicos do cabelo.
  • É rico em ácidos graxos, o que é benéfico para o cabelo e couro cabeludo.
  • Para as pessoas que sofrem de couro cabeludo seco, psoríase, caspa ou eczema, óleo de damasco é rico em vitamina A e E, que apoia a saúde da pele e reparação, é um remédio maravilhoso para estas doenças.
  • Com a vitamina E, que suportam o crescimento do cabelo saudável, preveni a perda de cabelo e preveni danos ultravioleta.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

COMO BEBER MAIS ÁGUA

Todos escutamos que para manter nosso corpo saudável devemos consumir pelo menos dois litros de líquido por dia entre água, chás, frutas e vegetais, etc. Mas para muitas pessoas esta tarefa é impossível, pois não estão acostumadas a beber tanto líquido. No entanto, fazer uma mudança não só é possível como é recomendável, por isso damos alguns conselhos para você descobrir como beber mais água diariamente.
  •  A melhor forma de saber se você tem um consumo de água ótimo é observar a cor da sua urina. Ao acordar e durante as primeiras horas do dia é normal que ela esteja muito amarela, mas com o passar das horas e o consumo de líquido ela deverá clarear até ficar quase transparente. Se isto não ocorrer e sua urina permanecer amarela o dia todo você deverá consumir mais água.
  • Não espere ter sede para beber água. A sede é um sinal de que a desidratação está começando, o ideal é manter nosso corpo constantemente hidratado para não sentir com muita frequência essa necessidade imperativa de beber.
  • Se você se queixa de que não bebe mais água porque não a tem à mão, então comece a levar uma garrafa de meio litro, muito fácil de transportar, a todos os lugares e encha à medida que for esvaziando. Isto fará você automaticamente beber mais água, pois terá a garrafa à vista e irá lembrar-se de seu objetivo. Além disso, enquanto estiver na rua e sentir sede poderá beber sem ter que parar para comprar uma garrafa.
  • Quando sentir sede, em vez de comprar um refrigerante ou uma bebida cheia de açúcar e com pouca contribuição para o seu corpo, beba água. Se traçar esta meta e deixar a ingestão de refrigerantes e outras bebidas para ocasiões especiais você verá como conseguirá beber muito mais água diariamente.
  • Quando fizer exercício ou estiver praticando atividades ao ar livre você deverá beber água para repor os líquidos que perder com o suor, nestes momentos é quando mais vale a pena concentrar-se nesta meta.
  • Se não gostar de comer bebendo água porque pensa que é sem graça e prefere uma bebida com sabor, uma maneira barata e saudável de dar um toque refrescante é colocar uma rodela de limão. Este pequeno passo fará com que o sabor da água seja mais agradável e lhe dê uma sensação diferente, além disso, é uma opção bem mais saudável que o refrigerante ou as bebidas açucaradas.
  • Vá aumentando gradualmente sua ingestão de água, pois se fizer tudo de uma só vez poderá se sentir inchado por não estar acostumado. Também pode receber líquido de outras fontes saudáveis como os chás, os vegetais, ou as frutas como a melancia, o melão ou o abacaxi.
  • Você verá que ao aumentar o consumo de água sua pele ficará bem mais bonita, seu trânsito intestinal melhorará e receberá muitos outros benefícios. 

terça-feira, 28 de outubro de 2014

TREINAMENTO FUNCIONAL

Já faz tempo que essa palavra tem vindo como uma bomba, jogada pela indústria do fitness. Sendo muito praticado em outros países, no Brasil vem ganhando anualmente milhares de adeptos e atualmente, está sendo considerado como um dos melhores métodos de treinamento para se chegar à qualidade muscular, pois possibilitam centenas de exercícios que desenvolvem força, flexibilidade, equilíbrio, estabilidade do core e mobilidade, utilizando poucos materiais.

O que é o treinamento funcional e por que está sendo tão procurado?
Todo movimento que melhora a sua condição para executar uma determinada tarefa é um movimento funcional. O treinamento funcional deve respeitar e ser prescrito, levando em consideração os movimentos naturais que o corpo foi projetado, como: agachar, empurrar, girar, pular e correr. Se utilizar esses exercícios em seus treinamentos e combinar com suas variações, estará em um treinamento funcional.

Como treinar funcionalmente?

Os movimentos executados devem integrar todos os grupos musculares e não trabalhar músculos isolados. Todos os exercícios são executados nos planos baixo, médio, alto e também vertical e horizontalmente. Os equipamentos devem ser livres, como: halteres, cordas, kettlebells, barras, bolas, fitas e cabos.

Quais os benefícios do Treinamento Funcional?
Treinando funcionalmente você melhora a postura e o bom equilíbrio em todos os membros, assim aperfeiçoando toda a forma “definição” do corpo, otimizando seu desempenho para as tarefas que está treinando e reduzindo lesões degenerativas e dores.

Por onde começar o Treinamento Funcional?
Como exercícios funcionais não utilizam máquinas de peso fixo, a base são movimentos naturais e o peso do próprio corpo. Seja qualquer idade, sexo, peso, todos podemos treinar funcionalmente.

Hoje, existem muitos profissionais que tem sua formação voltada para exercícios funcionais. Procure o melhor que lhe agradar e peça para mostrar-lhe alguns exercícios funcionais e suas variações. Comece a integrar esses exercícios em suas sessões. Com um bom treinamento seu corpo irá desenvolver e se adaptar aos novos estímulos, melhorando sua saúde e ganhando uma qualidade muscular.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

ABACAXI E SEUS BENEFÍCIOS

O abacaxi é rico em diversos nutrientes. Ele conta com vitamina C, que ajuda o organismo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e prejudiciais e sequestrar radicais livres pró-inflamatórios. A fruta também conta com vitamina A, que é importante no ciclo visual e diferenciação celular. A tiamina (vitamina B1) presente no abacaxi ajuda o corpo a quebrar carboidratos para obtenção de energia. As fibras retardam o esvaziamento gástrico, não levando o indivíduo a ter um pico glicêmico e ajudam no melhor funcionamento do intestino.

Além dos nutrientes citados acima, o abacaxi contem quantidades menores, mas importantes de magnésio, cobre, manganês e ferro. O magnésio ajuda a relaxar, é necessário para a atividade normal das enzimas e para o uso de energia e é fundamental para a função normal do cálcio.

O ferro é importante na formação da hemoglobina, oxidação celular e participa de reações enzimáticas. O cobre é importante na formação do sangue e dos ossos, liberação de energia dos alimentos, produção de melanina e faz parte da enzima antioxidante superóxido dismutase.

O manganês é parte de diversas enzimas e estimula a atividade de muitas outras, incluindo antioxidantes e processos de produção de energia.

A bromelaína é uma enzima proteolítica (uma enzima que digere proteínas) encontrada no abacaxi fresco. A bromelaína também tem sido associada com a melhoria das condições de respiração que ocorrem devido ao muco mais espessas, tais como a asma. Ela tem o mesmo efeito sobre o muco como o faz no sangue em que se dilui a consistência. Isto faz com que seja mais fácil para os pacientes com asma para respirar, uma vez que o muco é mais fino e, portanto, não obstruindo os seus tubos bronquiais.

Além disso, a bromelina apresenta propriedades anti-inflamatórias, anti-coagulantes e é promissora como um reforço da imunidade. A fibrina é uma proteína que é utilizada na coagulação e espessamento de sangue e a bromelina auxilia na quebra dessa substância, funcionando como um diluidor do sangue. Isso significa que pode permitir que o sangue flua mais livremente através do sistema circulatório e também apresenta propriedades diuréticas. Sangue mais fino está associado a menores chances de acidente vascular cerebral, ataque cardíaco, diminuição da pressão arterial e de problemas circulatórios.

A bromelaína presente no abacaxi é uma enzima proteolítica e auxilia no processo de digestão, aumentando os efeitos das enzimas digestivas tripsina e pepisina. Além disso, o abacaxi possui 80% de água, o que facilita a hidratação do corpo.

O abacaxi é diurético. Ou seja, seu consumo está associado a uma maior eliminação de líquidos e consequentemente redução de peso. Não existe uma quantidade recomendada de abacaxi. No entanto, uma fatia de abacaxi após as refeições contribui para uma melhor digestão.

O abacaxi é uma fruta ácida e não deve ser consumidas em excesso ou por pessoas que sofrem de refluxo gástrico, úlceras e gastrite. O consumo em grandes quantidades pode ocasionar uma queimação no estômago.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

BENEFÍCIOS DE ANDAR DE BICICLETA

A bicicleta já foi um dos principais meios de transporte no mundo, mas hoje a história é bem diferente. Grande parte das pessoas nunca teve uma bicicleta própria ou deixa a sua cheia de teias de aranha na garagem. Seja por preguiça ou falta de tempo, quem não costuma pedalar está perdendo inúmeros benefícios desde definir músculos até melhorar a frequência cardíaca. Conheça alguns desses benefícios e se torne mais um adepto desse exercício físico.
  • Faz bem à saúde
Andar de bicicleta pode ser comparado à caminhada ou até mesmo à corrida. Em um passeio de cerca de 40 minutos, três vezes por semana, já é possível dar adeus a diversos problemas decorrentes do sedentarismo. Antes, entretanto, recomenda-se fazer uma avaliação médica para determinar a intensidade do exercício, já que cada pessoa apresenta um determinado peso e condicionamento físico. Para os que desejam emagrecer, é necessário associar a atividade a uma alimentação equilibrada.
  • Trabalha os membros inferiores
Andar de bicicleta trabalha os grandes grupos musculares das pernas e ainda estimula a contração do abdômen, pois a atividade exige uma postura ereta do usuário. Pedalar é um exercício aeróbico e de resistência muscular, o que melhora o condicionamento físico do praticante.
  • Funciona como meio de transporte
A bicicleta já foi amplamente utilizada como meio de transporte, mas mudanças culturais fizeram com que ela passasse a ser vista apenas como um instrumento de lazer ou de ciclista profissional. A maior parte das pessoas pedala apenas no fim de semana, como se andar de bike fosse somente uma atividade de entretenimento.
Outra grande razão que desestimula o uso da bike como meio de transporte é a falta de infraestrutura e educação de grande parte dos motoristas. Então, para quem não quer encarar os veículos motorizados, pode usar a bike para trajetos curtos e de pouco movimento, como uma ida ao supermercado.
  • Melhora a frequência cardíaca
A intensidade de um exercício é controlada pela intensidade do batimento cardíaco de quem o pratica. Desse modo, é possível fortalecer o coração com um passeio de bicicleta, já que esta é uma atividade aeróbica.
  • Oferece baixo impacto
Quando caminhamos ou corremos, todo nosso peso é jogado sobre as pernas, o que pode forçar as articulações dos membros inferiores. Sentado, entretanto, você distribui melhor a sua massa e não sobrecarrega nenhuma parte do corpo. Por isso, a bicicleta é recomendada para quem está começando a fazer exercícios ou está acima do peso.
  • Tem baixo custo de manutenção
Hoje em dia é possível comprar uma bicicleta de boa qualidade por cerca de mil reais. Apesar do susto desse investimento inicial, a manutenção do instrumento é baixíssima. Com apenas 50 reais por mês, é possível deixá-la sempre pronta para uso, são pequenos os reparos que devem ser feitos e grande parte deles pode ser realizado pelo próprio usuário, pois não exigem grande conhecimento sobre o assunto. Os maiores gastos ocorrem quando é necessária a troca de pneus ou uma revisão geral, o que ocorre apenas uma vez por ano.
  • Promove a sensação de liberdade e independência
Imagine poder tomar rotas alternativas, passar em meio aos carros e ainda não afetar de maneira alguma o meio ambiente. Essa é a sensação de quem anda de bicicleta. Em cima dela, é possível observar melhor tudo o que acontece a sua volta e você ainda foge do estresse de quem está preso no trânsito. E os melhores locais para andar de bicicleta são os de terreno plano e arborizado.

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

SUCOS DESINTOXICANTES

Para liberar as toxinas acumuladas no corpo pela alimentação em excesso, pelo consumo de alimentos inadequados e até mesmo pelo estresse, o consumo de sucos desintoxicantes é uma alternativa natural e bastante saudável.

Os sucos desintoxicantes podem ser feitos a partir de frutas e vegetais frescos, que são ricos em fibras e excelentes fontes de nutrientes. Estes sucos têm como função a limpeza e desintoxicação de impurezas do organismo, facilitando ainda o funcionamento intestinal, prevenindo doenças e mantendo o bem-estar do corpo.

Existem várias frutas e verduras que possuem o poder de desintoxicar o organismo. Algumas delas são: maçã, laranja, cenoura, abacaxi, melão, manga, tomate, beterraba, agrião, limão, mamão, caqui, couve, agrião, pepino, morango e principalmente os vegetais de cor verde.

Não é aconselhável trocar os hábitos alimentares por apenas sucos e muito menos exagerar nas quantidades ingeridas. Com apenas um ou dois copos diariamente já é possível obter bons resultados.

Os benefícios dos sucos desintoxicantes para o organismo são diversos, entre eles o aumento na disposição, pele hidratada, ajudam na qualidade do sono, memória e lucidez, reforçam o sistema imunológico ativo prevenindo de doenças, aumentam a resistência a gripes e resfriados, melhoram o sistema cardiovascular controlando a hipertensão. Além disso, promovem um ótimo funcionamento intestinal e ajudam a tonificação de pulmões, rins e fígado.

É importante lembrar que os sucos industrializados não trazem os mesmos benefícios que os naturais. Eles passam por um processo de pasteurização, possuem aditivos e conservantes químicos. Evite consumi-los com muita freqüência. Dê preferência para os sucos naturais e consuma sempre logo após o seu preparo, assim você não perde os efeitos nutritivos e terapêuticos.

Existem várias receitas de sucos desintoxicantes com ações diferentes no organismo, mas todas promovem o bem-estar.
Confira algumas delas e aprenda a prepará-los.

Suco desintoxicante
  • 1 cenoura 
  • 1 pepino (com casca) 
  • ½ beterraba média e crua 
  • ½ xícara de chá de talos e folhas de hortelã 
  • 1 suco de limão e raspas da casca 
Suco desintoxicante e calmante 
  • 1 cenoura 
  • 1 maçã 
  • ½ molho de alface (talo incluso) 
  • 1 suco de limão e raspas da casca 
Suco desintoxicante e digestivo
  • 1 xícara (chá) de abacaxi em cubos 
  • 1 cenoura 
  • 1 xícara (chá) de talos de erva doce 
  • 1 suco de limão e raspas da casca 
Suco desintoxicante e laxante
  • 1 fatia de mamão 
  • 1 suco de laranja 
  • 1 suco de limão 
  • 5 ameixas secas ou uva passa sem caroço 
Suco desintoxicante e energético
  • 4 cenouras 
  • 1 maçã 
  • 1 suco de limão (com casca) 
  • 2 laranjas 
  • 1 pedaço de gengibre 
Suco desintoxicante e “engana fome”
  • 1 tomate 
  • ½ pepino (com casca) 
  • 1 talo de salsão 
  • 1 suco de limão 
  • Temperar com sal ou molho shoyo e tomar no intervalo da manhã ou tarde.
Suco desintoxicante e diurético
  • 2 fatias de melancia 
  • 1 talo de aipo com folhas 
Suco desintoxicante e “aumenta imunidade”
  • 2 maçãs 
  • 1 laranja 
  • ramos de manjericão 
  • 1 limão (com casca) 
Para fazer sucos desintoxicantes é preciso usar uma centrífuga ou liquidificador para bater bem os ingredientes. Evite usar muita água, mas caso prefira, meio copo de água filtrada ou água de coco já é o suficiente para deixar o suco mais cremoso. Prefira os sucos ao natural e evite ao máximo o açúcar e adoçante.

terça-feira, 21 de outubro de 2014

ALIMENTOS QUE AJUDAM CONTRA A FLACIDEZ

Muitas mulheres gastam horas na academia e em clínicas de estética para manter braços e pernas tonificados, mas não é só isso que resolve o problema. Além do fator genético, a perda de tônus nos membros está relacionada ao cuidado com os músculos e com a pele.

A flacidez dos músculos, por exemplo, pode ser causada por sedentarismo, alimentação inadequada, rápida perda de peso e também pela gravidez. Já a flacidez da pele é principalmente causada pela perda de colágeno e de água, que ocorre conforme envelhecemos e resulta em uma pele menos elástica.

Fora exercícios e tratamentos regulares, uma dieta equilibrada é fundamental para auxiliar na manutenção de um corpo bem contornado.

Confira a lista para saber quais alimentos são seus aliados.
  • A clara do ovo é rica em proteína, principalmente em leucina, que reduz a perda de massa magra. 
  • A batata-doce possui vitaminas do complexo B, que ajudam a queimar gorduras localizadas e é um carboidrato de baixo índice glicêmico. 
  • Folhas verdes escuras são ricas em antioxidantes, que impedem a ação de radicais livres nas células e evitam o envelhecimento precoce da pele. 
  • Leguminosas são ricas em minerais, como o magnésio, que ajudam a síntese de colágeno, essencial para a elasticidade da pele. 
  • A aveia é rica em silício, um mineral construtor fundamental para a síntese de colágeno e para a firmeza da pele. 
  • Ricos em cobre, os frutos do mar são um excelente aliado na constituição de colágeno. 
  • A vitamina c, presente em frutas cítricas, ajuda a regular a produção de colágeno no organismo. 
  • O tomate contém licopeno, que dificulta a ação de radicais livres sobre as células, e vitamina A, que ajuda a síntese de colágeno. 
  • O arroz integral é rico em fibras e em vitaminas do complexo B, que ajudam a manter a firmeza da pele. 
  • Ricas em vitamina A e C, as frutas vermelhas são fontes de antioxidantes que dificultam a ação de radicais livres sobre a pele e retardam seu envelhecimento. 
  • A carne de frango é fonte de proteína magra, essencial para a construção de massa muscular, evitando flacidez.
  • A quinoa é rica em proteínas, fundamentais para a construção de massa muscular, em minerais e em vitaminas do complexo B.
  • A goiaba é uma das poucas frutas não cítricas que possuem grandes níveis de vitamina C, importante antioxidante.
  • O abacate contém gorduras monoinsaturadas, que ajudam a manter a pele elástica, e vitamina A, que auxilia na síntese do colágeno.
  • O cacau - e não o chocolate - é rico em antioxidantes, que impedem a ação de radicais livres sobre as células e o envelhecimento precoce da pele.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

AÇAÍ E SEUS BENEFÍCIOS À SAÚDE

A fruta roxa, que nasce em um cacho na palmeira chamada de açaizeiro (Euterpe oleracea mart) é uma das frutas brasileiras que se tornaram mais conhecidas e consumida nos últimos anos. Especialmente para as pessoas que frequentam academias de ginástica, praticam esportes ou cuidam da saúde e do bem-estar, de modo geral. Isto porque, a fruta é um grande energético natural!

Nativa das várzeas da região amazônica, o fruto é consumido pela população local de diversas formas, em várias receitas, inclusive salgadas, como acompanhando peixes, garantindo, além de energia, muitos outros benefícios à saúde. Desde que seu consumo se popularizou e o açaí passou a ser consumido no resto do país, a curiosidade sobre as propriedades dessa pequena fruta aumentou, principalmente porque outros países também passaram a consumir esse poderoso suplemento nutricional.

Rico em vitaminas E, B1, B2, B3 e C, fibras, cálcio, fósforo, ferro, minerais e potássio, além de ácidos graxos, o açaí possui pigmentos que dão à fruta aquela cor roxa intensa e estes, possuem ingredientes que são antioxidantes e, de tão nutritivos, fazem dele um dos alimentos mais saudáveis que existem!

Por conta disso, ele é um poderoso combatente dos radicais livres, causadores de inúmeras doenças e envelhecimento precoce de todas as células!

Bons motivos para consumi-lo.
  • Ele possui alto teor de antocianinas, presentes em outros alimentos de cor roxa, como uvas, elas garantem uma melhor circulação sanguínea e protegem o organismo contra o acúmulo de placas de gordura, assim, garantem a saúde das veias e artérias, consequentemente, o sistema cardiovascular é beneficiado. Apenas para se ter uma ideia, um litro de açaí, contém 35 vezes mais antocianina do que um litro de vinho tinto!
  • As fibras da fruta facilitam o trânsito intestinal, evitando a prisão de ventre, o que garante, entre outros benefícios, uma melhor digestão dos alimentos, ajudando a evitar o acúmulo de gordura.
  • O açaí é rico em ácido oleico, uma gordura essencial que protege contra o câncer de três maneiras: bloqueando os genes que causam a doença; atrasando o desenvolvimento de tumores e fazendo as células da doença se autodestruírem.
  • Ainda possui ingredientes que mantem o cérebro alerta por mais tempo e evitam que ocorram danos que podem vir a evoluir para o temido Mal de Alzheimer.
  • Os ácidos graxos essenciais na sua composição, como o Ômega-6 e Ômega-9, além de outras propriedades, fazem do açaí um regulador eficiente dos níveis de colesterol, tanto o LDL (considerado ruim) quanto de HDL (bom colesterol), prevenindo coágulos ou outros danos cardiovasculares.
  • Os atletas são adeptos do açaí na dieta devido ao alto valor energético da fruta, que dá um pique incrível para as atividades físicas, além das vitaminas e do ferro, que previne anemia e fortalece os músculos.
  • O fruto possui alto teor de proteínas, que têm como uma de suas funções a formação de aminoácidos, o principal construtor muscular. As proteínas também contribuem para a produção de anticorpos (células de defesa do organismo), fortalecendo, assim, o sistema imunológico e aumentando a capacidade de combater infecções.
  • O cálcio presente na composição da fruta garante dentes e ossos fortes e previne a osteoporose e outros problemas ósseos.
  • O potássio do açaí, aliado à boa ingestão de água, evita as terríveis cãibras na prática esportiva.
Açaí engorda?

Apesar de todos os excelentes benefícios à saúde obtidos com essa fruta, é necessário algum cuidado com o modo como consumimos o açaí, pois, em 100 gramas da fruta in natura, ela possui 247 calorias, o que não é muito, não é verdade? Mas, o problema surge quando as pessoas seguem as receitas (deliciosas e nutritivas) e acrescentam outros elementos à tigela de açaí, como granola, aveia, banana, mel, entre outros. Essas misturas são excelentes, mas apenas para quem pratica atividades físicas regulares e queima as calorias extras adquiridas.

Quem está de olho na balança, deve dar preferência por bater a fruta apenas com água ou água de coco, assim, não há acúmulo de calorias. O consumo por quem não quer engordar, deve se resumir a um copo de até 300ml de suco ou uma tigela pequena de polpa de açaí pura, sem nada extra acompanhando.

Metade da polpa da fruta é composta por gorduras, mas são do tipo polinsaturadas, que protegem o sistema cardiovascular, especialmente o coração. Apesar disso, não deixa de ser calórica! Por isso, o consumo deve ser moderado.
 

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

O QUE COMER À NOITE PARA NÃO ENGORDAR

Durante o período noturno, o metabolismo desacelera e por isso, a refeição que sucede o jantar deve ser mais leve, de modo a não prejudicar a digestão e também não atrapalhar o sono.
Portanto, alimentos gordurosos como frituras, embutidos (linguiça, salsicha, salame), queijos amarelos, que possuem a digestão mais lenta devem ser evitados nessa refeição. Além disso, bebidas estimulantes com cafeína como café, chá preto, chá mate e bebidas a base de cola também devem ser evitados, pois podem ocasionar insônia, refletindo no dia seguinte em cansaço, sonolência e irritação.
Para ter uma noite de sono tranquila e não atrapalhar o emagrecimento, veja os alimentos que podem fazer parte de sua ceia:

Leite: rico em triptofano, precursor da serotonina - substância relacionada a sensação de prazer e bem estar, e também melatonina que é um hormônio que influencia a regulação do sono. Por isso, um copo de leite quentinho antes de dormir é uma excelente escolha! Mas, atenção: o ideal é o leite desnatado que contém teores reduzidos de gorduras e calorias.

Queijos: assim como o leite, também são fontes de triptofano e melatonina. Uma fatia pequena de queijo branco ajudará a controlar seu apetite e ainda irá colaborar para uma boa noite de sono. Vá de ricota, cottage ou queijo minas frescal.

Aveia: a vitamina B6 presente nesse cereal potencializa a ação do triptofano. Que tal preparar um mingau de aveia, ou ainda, comer um iogurte light salpicado por aveia?

Castanhas, nozes, avelãs: o grupo das oleaginosas também é fonte de triptofano. Além disso, são ricos em gorduras boas, fibras e minerais importantes ao funcionamento adequado do organismo. Mas, vá com calma! Apesar de todas essas vantagens, as oleaginosas são calóricas e, portanto, devem ter o consumo limitado: 2 a 3 unidades de uma delas já é suficiente para obter os benefícios sem comprometer sua dieta.

Chás de erva doce ou camomila: essas ervas possuem efeito calmante, por isso, ajudarão a relaxar, induzindo o sono e favorecendo uma noite tranquila.

Maracujá: também possui efeito calmante e por isso colabora para uma boa noite de sono. Experimente beber um copo de suco da fruta ou ainda, bater a polpa com um copo de leite desnatado.

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

DICAS PARA UM EMAGRECIMENTO SAUDÁVEL

Para quem quer emagrecer, a comida não sai da cabeça 24 horas por dia.
O que era um ato espontâneo passa a ser pré-determinado. Explica-se que emagrecer requer horários para as refeições, não poderá mais ir correndo para a geladeira a qualquer momento só para satisfazer uma mera vontade.

Alimentar-se é fonte de prazer, mas, primeiramente, fonte de energia e nutrientes para o organismo, e que quando se fala em dieta ou disciplina alimentar quem é que não torce o nariz? Quem é que não acha que vai cair de paraquedas em um campo de concentração, onde irá tocar a sirene da alimentação sem gosto? 

Esqueça tudo isso! Alimentação sem sabor e altamente restrita significa caminho oposto do emagrecimento saudável. Isso mesmo. Antes de dar pulos de alegria é bom saber e ter certeza do que pretende para você.

Emagrecer por estética só para entrar naquele vestido que insiste em ficar justo ou para entrar na calça de um ano atrás que tinha caimento perfeito faz com que loucuras sejam cometidas. Tenta-se de tudo. Dias e dias ingerindo somente saladas. É a dieta verde! Dias e dias bebendo só sucos. É a dieta da vitamina! Dias seguidos engolindo a mesma sopa. Que dieta é essa?

Atitudes emergenciais trarão sucesso? Depende do que se entende por sucesso. Se ele significa ir àquela festa com o tão sonhado vestido, parabéns! Um conselho? Prepare-se para o que virá. Não se desespere se, na semana seguinte, encontrar dificuldade em entrar na mesma peça de roupa. Agora, se pretende mudar a alimentação para ter um corpo mais saudável, mais disposto e mais bonito, a conversa é outra.

Não há fórmulas mágicas. Se quiser uma receita para te ajudar a emagrecer, sem segredos, atividade física! Será bom estar mais disposto e, de quebra, queimar calorias e melhorar o condicionamento físico.

Emagrecer lentamente é desestimulante, já que não vê os resultados rapidamente? E o que dizer das várias tentativas frustradas? Como se sente quando se recorda de tantos sacrifícios?
Então, aqui tem algumas dicas para emagrecer de forma saudável e duradoura.
  • Não tenha pressa. Se estiver acima do peso, pergunte-se há quanto tempo carrega esse excesso. Então, para que eliminar peso do dia para a noite? 
  • Corrija gradativamente a sua atitude em relação aos alimentos.
  • Não exclua de um dia para outro aquele alimento que só de pensar dá água na boa. Na verdade, nunca o exclua, mas saiba quando e quanto pode ingeri-lo.
  • Controle a ansiedade. Encontre uma distração ou um hobby que faça com que a sua atenção desvie da comida.
  • Estipule horários para as refeições.
  • Deixe de comer aquele doce e substitua pela fruta da sua preferência.
  • Beba muita, mas muita água.
  • Deixe o seu prato colorido. Saladas e legumes devem estar presentes diariamente no almoço e jantar.
  • Se alguém notar que está adotando novos hábitos e perguntar se está de "regime", mande um audível "não". Muitas pessoas adoram sabotar as boas intenções alheias.
  • Confie em você! Tenha sempre uma atitude positiva. Estar determinada e confiante é mais do que meio caminho andado para atingir o seu objetivo.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

VOCÊ CONHECE OS NUTRICOSMÉTICOS?

Os nutricosméticos chegaram com tudo e se tornaram assunto das revistas femininas e rodinhas de bate-papo entre as mulheres. Mas, afinal, o que é essa novidade?

Considerados verdadeiras pílulas da beleza, são suplementos ou complementos alimentares criados pela indústria cosmética em parceria com a indústria de alimentos. Eles prometem melhorar a aparência da pele, dos cabelos e das unhas, por exemplo.

No entanto, não se trata nem de cosméticos, nem de alimentos. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) inclui os nutricosméticos na categoria de alimentos funcionais, porque produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos por meio da atuação de um nutriente na manutenção do organismo.
Conheça melhor esses produtos e descubra quando eles realmente devem ser consumidos.

O que são os nutricosméticos?

São substâncias veiculadas na forma de cápsulas, shakes ou sucos prontos para o consumo, formulados sinteticamente a fim de suprir as necessidades diárias de vitaminas e minerais e, dessa forma, proporcionar benefícios para a beleza.
Eles ajudam a complementar uma alimentação habitual, já que a falta de nutrientes pode provocar doenças e até mesmo refletir na aparência, causando enfraquecimento de cabelos e unhas, flacidez da pele, envelhecimento, sobrepeso e obesidade, formação de celulite etc.

Qual a diferença entre esses produtos e os alimentos?

Enquanto os alimentos são absorvidos de acordo com certas particularidades, os nutricosméticos são formulados para garantir a máxima absorção, com a presença de diversos nutrientes.
Os especialistas pesquisam combinações de ativos capazes de combater os radicais livres, que aceleram o processo de envelhecimento, em apenas uma fórmula.

Mas ainda assim o nutricosméticos não substituem os cremes e os tratamentos. Eles podem melhorar os resultados de técnicas e produtos estéticos quando associados a hábitos saudáveis de vida.
Outro fator importante é entender que as cápsulas não devem substituir os alimentos. Os nutricosméticos podem ser indicados para pessoas com hábitos alimentares inadequados e irregulares durante determinado período ou segundo as necessidades individuais sempre com acompanhamento profissional. Mas lembre: o ideal é seguir uma dieta variada e balanceada.

Cardápio da beleza

Nós realmente somos o que comemos, é não é só de suplementos ou cosméticos que depende a nossa beleza. Um estilo de vida saudável e uma alimentação balanceada continuam sendo fatores indispensáveis pra ficar de bem com a vida e com o espelho.
Confira a lista dos alimentos que podem deixá-la ainda mais bonita!
  • Frutas cítricas como laranja, limão, acerola, morango, abacaxi, goiaba, buriti e caju, contêm vitamina C, fundamental para a formação das fibras colágenas.
  • Vegetais verde-escuros: ricos em nutrientes como cálcio, magnésio e ferro.
  • Agrião, couve, cenoura, mamão, manga, damasco e batata-doce: ricos em vitamina A, antioxidante e com ação na melhora da elasticidade da pele.
  • Grãos integrais, amêndoas, castanha do Pará, frutas secas e frutos do mar: fontes de cobre ajudam a aumentar a sustentação das fibras de colágeno.
  • Uva: possui resveratrol, um antioxidante e anti-inflamatório.
  • Aveia, arroz integral e chá de cavalinha: colaboram para aumentar a elasticidade dos tecidos.
  • Romã: atua como antioxidante e pode ajudar a reduzir manchas.
  • Salmão, sardinha, linhaça, grãos de chia: ricos em ômega 3, atuam como anti-inflamatório e hidratante cutâneo.
  • Água: fundamental para manter a hidratação do corpo.
Siga uma alimentação equilibrada e nutritiva, pratique atividades físicas e durma bem. Com essas dicas e tendo em mente que os cuidados com a saúde são mais importantes do que qualquer tratamento ou cosmético, você certamente vai ficar linda e radiante de dentro para fora, garantindo uma beleza que resiste ao tempo.

terça-feira, 14 de outubro de 2014

ALIMENTOS TERMOGÊNICOS

Os alimentos termogênicos são capazes de acelerar o metabolismo, já que sua ingestão constante permite que nosso organismo trabalhe em um ritmo mais acelerado, gastando mais energia do que o habitual. No fim das contas, essas calorias gastas a mais podem significar quilos a menos na balança.
Muitos alimentos são conhecidos por seus efeitos termogênicos, sendo os principais: pimenta vermelha, gengibre, chá verde/branco, vinagre de maçã, café, cacau e guaraná em pó, entre outros.
Existem diversos mecanismos pelos quais os termogênicos podem auxiliar na perda de peso. Alguns deles atuam no Sistema Nervoso Central, estimulando o estado de alerta e concentração, diminuído a fadiga muscular e aumentando a disposição para os exercícios físicos. Outros atuam diretamente nos adipócitos, as células que armazenam gordura, potencializando a quebra das gorduras durante o exercício.
A seguir, confira os alimentos termogênicos com efeito comprovado.
  • Pimenta vermelha: Rica em capsaicina, substância que favorece um aumento da quebra gorduras no tecido adiposo. É recomendado o consumo de três gramas ao dia como tempero de pratos quentes e saladas. É capaz de aumentar o metabolismo em cerca de 15%.
  • Chá verde (Camellia sinensis): Também favorece a utilização da gordura corporal como fonte de energia. É maior em função do estimulo metabólico. O exercício físico potencializa esses efeitos. Para obter um efeito termogênico, beba quatro xícaras do chá ao dia.
  • Guaraná em pó: Contém cafeína, que é estimulante do sistema nervoso central, o que favorece a aceleração do metabolismo. Pode ser utilizado em forma de cápsulas, sucos e shakes, sempre até as 17h, para não alterar o sono. A quantidade deve ser individualizada.
  • Gengibre: Pode aumentar o gasto calórico em mais de 10%. O gengibre pode ser consumido cru, chás, sucos e em marinadas para temperar carnes, aves ou peixes.
  • Ômega 3: Presente em peixes como salmão, sardinha e atum, aumenta o metabolismo basal, melhora a retenção de líquidos e aumenta comunicação entre as células do organismo.
  • Café: A cafeína é o ingrediente ativo do café, mas está também presente em outras bebidas e comidas. Esta substância pertence ao grupo de compostos das metilxantinas, onde também está incluído o chá. As xantinas são substâncias capazes de estimular o nosso sistema nervoso, produzindo um estado de alerta de curta duração. O uso exagerado da cafeína, em pessoas não acostumadas, pode causar aumento dos batimentos cardíacos e sensação de palpitação, mas o uso regular não causa tais efeitos. A cafeína mobiliza a gordura armazenada no nosso corpo e leva-a para o sangue para ser usada como fonte de energia. O efeito da cafeína no desempenho dos exercícios físicos deve-se, provavelmente, à diferença na percepção do cansaço, ou seja, ela tem um papel ergogênico no desempenho do exercício alterando a percepção do esforço e da disponibilidade física.
  • Vinagre de maçã: A pectina, um dos seus principais componentes, é uma fibra solúvel que, além de facilitar a digestão das gorduras e proteínas, ajuda a regular a absorção dos açúcares, diminuindo a sensação de fome, e o armazenamento de gorduras. Ao melhorar a eficiência do metabolismo, o Vinagre de Maçã faz com que o organismo queime calorias de um modo mais eficiente. Além disso este fabuloso suplemento contém dezenas de vitaminas, minerais, aminoácidos, enzimas e outros nutrientes importantes para a saúde.
Esses alimentos, no entanto, não devem ser encarados como milagrosos. A simples inclusão de algum desses alimentos na dieta não garante a perda de peso. Eles podem atuar como coadjuvantes do tratamento, mas desde que associados a um programa de re-educação alimentar e atividade física. Essa ação termogênica também depende de uma dose mínima e da frequência de consumo. Não espere, portanto, que ao consumir alguns desses alimentos esporadicamente os resultados apareçam. Para que façam efeito, esses alimentos devem fazer parte de uma rotina alimentar diária.
Outro fator importante a ser mencionado é que nem todos os alimentos popularmente conhecidos como termogênicos possuem ação cientificamente comprovada. Muitos deles ainda não possuem seu mecanismo de ação desvendado e alguns só apresentam efeitos em doses elevadas, quando administrados na forma de suplementos.
Outro cuidado a ser tomado em relação ao uso desses alimentos são os possíveis efeitos adversos. O consumo excessivo de alimentos com ação estimulante, por exemplo, como café, chá verde, cacau e guaraná em pó, podem desencadear sintomas como dor de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. O gengibre, por outro lado, pode aumentar a pressão arterial. Indivíduos com problemas cardíacos e hipertensos, portanto, devem ter cuidados redobrados ao incluir esses alimentos na dieta.
Por mais que não possuam efeitos quando utilizados de maneira isolada, quando associados à dieta e ao exercício físico, esses alimentos podem sim otimizar e acelerar o processo de emagrecimento. Quando se trata de perda de peso, uma ajudinha é sempre bem vinda!

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

HIDRATAÇÃO DA PELE

A pele normal possui um percentual de hidratação necessário para que ela possa exercer suas funções adequadamente, mais vários fatores podem influir neste percentual, deixando a pele ressecada.

O que pode provocar o ressecamento da pele?
São vários os fatores responsáveis:
  • Fatores climáticos, como o vento, o sol, frio intenso e o ar seco, favorecem a evaporação da água através da pele, diminuindo o seu grau de hidratação.
  • Substâncias químicas, como sabões e detergentes, eliminam a gordura da pele, afetando o manto lipídico que ajuda a reter a umidade natural da pele, deixando-a desprotegida e favorecendo a desidratação.
  • Com o processo de envelhecimento, o teor de água da pele diminui. Por isso, é comum que pessoas idosas apresentem a pele mais seca.
  • Algumas doenças como dermatite atópica, psoríase e ictiose, provocam alterações na pele que modificam sua hidratação natural.
  • As alterações provocadas pelo excesso de sol na pele, o foto envelhecimento, também favorecem a sua desidratação.
Quais os problemas de uma pele desidratada?

A pele desidratada pode ter sua função de proteção comprometida, além de ganhar aspecto opaco, áspero, sem elasticidade e com tendência à descamação. A pele ressecada é mais frágil e sujeita a irritações.

Que cuidados podem evitar o ressecamento da pele?
Para evitar o ressecamento, é importante:
  • Beber bastante líquidos, aproximadamente 2 litros por dia.
  • Proteger a pele das agressões externas, evitando o sol em excesso e sem proteção solar.
  • Nas áreas de pouca oleosidade, não deve-se utilizar sabonetes em demasia, bucha e água muito quente, para não diminuir ainda mais o manto lipídico.
  • Caso sejam tomados mais de um banho por dia, os sabonetes devem ser usados no corpo todo apenas em um dos banhos. Nos outros, usar apenas nos locais de dobras de pele (virilha, axilas, etc.) ou de maior oleosidade.
  • Evitar produtos que contenham álcool em sua fórmula, pois também podem ressecar a pele.
  • Utilizar hidratantes logo após o banho, nas áreas que apresentem sinais de ressecamento.
Por que a pele fica mais ressecada no inverno?

No inverno, há uma diminuição da transpiração e uma menor umidade do ar, levando a uma menor hidratação natural da pele. Além disso, nesta época, é comum se tomar banhos mais quentes, que retiram a oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele.

Qual o melhor hidratante?
O hidratante adequado vai depender das características da pele de cada pessoa.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

LIPODISTROFIA GINÓIDE OU "CELULITE": DICAS DE ALIMENTAÇÃO


Como o aumento de peso piora a celulite, é importante evitar engordar para ajudar a combatê-la. A gordura é a forma que nosso organismo tem para acumular reservas de energia. Se você come mais calorias do que seu corpo precisa para usar no dia a dia, elas se acumulam sob a forma de gordura. Estas reservas serão utilizadas quando seu organismo necessitar de energia, diminuindo os depósitos e, consequentemente, as gorduras armazenadas.
Está aí a fórmula para manter-se no seu peso ideal: ingerir a mesma quantidade de calorias que é necessária para seu consumo energético diário. O difícil é resistir aos apelos dos doces, tortas, chocolates, pizzas e tudo mais. Mas, com bom senso, equilíbrio e alguma força de vontade, você pode conseguir.
Veja, a seguir, algumas dicas para ajudar você a se alimentar melhor. No entanto, recomendamos consultar um nutricionista para fazer uma dieta calculada de acordo com o suas necessidades diárias e seu peso ideal.

Entenda os alimentos
Os alimentos pertencem a grupos que terão função diversa no nosso organismo:

Proteínas: importantes para a formação dos tecidos. Presentes nas carnes, leite e derivados, ovos e leguminosas. Alguns destes alimentos são também ricos em gordura, devendo-se dar preferências às carnes magras (peito de frango sem pele e peixes), leite desnatado, queijos brancos e iogurte desnatado e sem açúcar. Evite as carnes gordurosas e alimentos embutidos do tipo salsicha, linguiça, salame, etc.

Carboidratos: fornecem a energia necessária para as funções do organismo. As principais fontes são os pães, cereais, massas, doces e açúcar. Deve-se tomar cuidado com a ingestão destes alimentos pois, se ingeridos em excesso, a energia excedente será armazenada sob a forma de gordura.

Vitaminas e minerais: necessários ao correto funcionamento orgânico. As principais fontes são os vegetais. Estes alimentos, além de estimular o funcionamento intestinal por serem ricos em fibras, causam sensação de saciedade e tem baixo teor de calorias. No entanto, algumas frutas como abacate, uva e manga são ricas em calorias e devem ser ingeridas com moderação.

Uma dieta saudável deve conter alimentos dos vários grupos. Uma boa dica, fácil de aprender, é fazer um prato bem colorido.

O que você deve evitar
  • Sal em excesso. Salgadinhos, batatas fritas, castanhas, amendoim e frios (salame, mortadela, presunto, etc.) também são ricos em sal, que aumenta a retenção de líquidos no organismo.
  • Comer dois alimentos do mesmo grupo. Exemplo: arroz e batata ou frango e carne. As folhas verdes são a exceção, você pode comê-las à vontade.
  • Queijos amarelos, chocolates, creme de leite, chantili, manteiga e frituras. São ricos em gordura.
  • Bebidas alcoólicas, doces e açúcar. São ricos em calorias que serão transformadas em gordura.
  • Longos períodos sem se alimentar. Fazer dieta não é passar fome nem fazer jejum.
  • Comer muito no jantar. À noite, seu organismo gasta menos energia, armazenando as calorias sob a forma de gordura.
O que você deve preferir:
  • Refeições ricas em verduras e legumes crus.
  • Fazer um maior número de refeições de pequena quantidade.
  • Comer mais no café da manhã e no almoço e menos no jantar. Durante o dia seu organismo vai consumir mais energia, gastando mais calorias.
  • Beber bastante água, 2 a 3 litros por dia, melhorando sua diurese.
  • Pães, massas e cereais integrais: são ricos em fibra e ajudam seu intestino a funcionar melhor.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

SOL x ENVELHECIMENTO DA PELE

Muita gente ainda não acredita que o sol possa ser o principal responsável pelo envelhecimento cutâneo. Ou acredita, mas acha que não vai acontecer com ela, pois não consegue se imaginar daqui a vários anos e pensa apenas no prazer imediato de se ver com a pele bem bronzeada.
Algumas vezes, ao examinar uma pessoa que se queixa da pele envelhecida e dizer que estas alterações são causadas pelo sol, ela rebate: mas eu não vou à praia há mais de cinco anos...
O que estas pessoas não entendem, é que não é apenas o sol do último verão e sim a exposição solar acumulada durante toda uma vida, desde a infância. Na juventude, a pele tem uma grande capacidade de regeneração e "conserta" os danos causados pelo sol na pele. Com o passar dos anos, a pele perde esta ação regeneradora e as alterações características do foto envelhecimento começam a aparecer, como manchas, ressecamento, asperezas e perda da elasticidade.
A foto que você vê abaixo mostra uma pele bastante envelhecida no dorso da mão e uma pele de aspecto jovem no abdômen. Parece que são peles de pessoas diferentes, mas é a mesma pessoa. Trata-se de uma senhora cujo abdômen esteve sempre protegido do sol pelas roupas. Seus braços, no entanto, sofreram a ação do sol durante o seu dia a dia, pois sempre usou roupas de mangas curtas.

Percebe-se, claramente, que a pele do dorso da mão, que recebeu a exposição solar, tem aspecto bem envelhecido. Isto não acontece com a pele do abdômen, que sempre ficou protegida pela roupa, não sofrendo a ação direta da radiação solar, e mantêm características de uma pele bem mais jovem.
Portanto, da próxima vez que você pensar em estender sua canga para se queimar, pense que a idade também vai chegar para você, e que os danos provocados pelo sol vão aparecer um dia. Se você gosta da sua pele e quer mantê-la bonita por mais tempo, proteja-se!
Entenda que você não precisa deixar de aproveitar os prazeres de ir à praia ou à piscina ou de curtir a vida ao ar livre. Basta mudar sua atitude em relação ao sol e tomar certos cuidados.