Originário das antigas terapias orientais, e reconhecidas através dos seus resultados esta técnica encontra-se de certa forma ligada ao fundamento da moxibustão, através da aplicação de calor em pontos de shiatsu ou da acupuntura.
Esta foi transmitida ao longo do tempo, de geração em geração, tendo esse ensinamento conseguido chegar até aos dias de hoje, graças à preservação das tradições.
As Pindas, são saquinhos de linho que no seu interior têm ervas medicinais, aromáticas e especiarias com propriedades tanto relaxantes como estimulantes, as quais são previamente aquecidas, de forma a criar o efeito terapêutico desejado, equilibrando a energia interior.
Esta técnica pode ser aplicada recorrendo a várias manobras de massagem, criando um relaxamento profundo e uma conexão com o nosso interior, através de uma paz e harmonia, subtilmente proporcionadas com o auxílio de aromas, de música, de toques e descompressão de energias retidas pelo nosso corpo.
Temos um tratamento que beneficia desde os pés a cabeça, proporciona um relaxamento profundo, combatendo situações de elevado stress, controlando estados depressivos, provocando um relaxamento muscular, aumentando a autoestima, elevando o estado de consciência e facilitando a concentração e a meditação.
Na massagem, a terapeuta utiliza as Pindas que são previamente aquecidas, com o calor, as ervas que estão dentro do saquinho soltam os óleos essenciais e assim faz-se uma massagem com inúmeros benefícios. São de 7 a 9 ervas contida nas Pindas e cada uma delas tem uma função.
As Pindas são excelentes para aliviar o stress, que é a principal causa das dores de coluna, como cervical, tórax e lombar. Nessas áreas é comum aparecerem nódulos, resultado de estresse e energia bloqueada que também contribui para o aparecimento de rugas e linhas de expressão, flacidez e falta de tônus da pele.
Ervas que contém nas Pindas:
Lavanda: Calmante, hidratante, cicatrizante e regenerador celular;
Camomila: Calmante, trabalha as dores musculares, bactericida, cicatrizante;
Jasmim: Auxiliar no combate as dores da cólica e auxilia no emocional, como depressão, nervosismo e perturbações;
Flor de Laranjeira: Desintoxica o organismo, trabalha a depressão, estresse, tensão.
Capim Limão: Relaxante, auxilia na dificuldade de concentração, enxaqueca;
Canela: Antisséptico, auxilia no combate e dores do reumatismo, circulação sanguínea, é estimulante e antidepressivo;
Alecrim: Auxiliar no combate a dores de cabeça, dores musculares, trabalha na dermatite seborreica;
Eucalipto: É antisséptico, estimula a concentração e trabalha o sistema respiratório;
Sal marinho: É indicado para tratamentos de flacidez e celulite na estética. Nas Pindas, utilizamos pelo fato do sal ser um condutor de calor para aliviar dores musculares e fadiga.
A massagem com Pindas é feita no corpo todo e também são colocadas nos pontos dos Chackras. Ao término da massagem, distribuímos as Pindas ao longo da coluna da cliente e a deixamos relaxar. A massagem é extremamente relaxante e reenergizante, além de ter inúmeros benefícios por causa de suas ervas.
Como todas as técnicas de massagem, esta também tem algumas contra indicações, são elas: Cistite na fase aguda, gravidez, infecções agudas e ferimentos na pele.